Na terça-feira (18), o secretário municipal de Saúde de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, Leandro Brito de Andrade, tomou posse, de forma virtual, como novo presidente da Regional Pedra Azul do COSEMS-MG.

Participaram de forma presencial os representantes da Diretoria Executiva, o Presidente reeleito do COSEMS/MG e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva, o Vice-Presidente e Secretário Municipal de Saúde de Nanuque, Ricardo Almeida Viana, o Secretário Geral do COSEMS/MG e Secretário Municipal de Saúde de Itajubá, Nilo César Baracho, o 1º Tesoureiro e Secretário Municipal de Saúde de Engenheiro Caldas, Edson Alves de Oliveira, o 2º Tesoureiro e Secretário Municipal de Saúde de Coronel Fabriciano, Ricardo Cacau Melo. Representando os membros do Conselho Fiscal, a Secretária Municipal de Saúde de Divisa Alegre, Mislene Targino Soares e o Secretário Municipal de Saúde de Berizal e Presidente do COSEMS Regional de Montes Claros, Edivaldo Farias da Silva Filho.  

O Presidente do COSEMS/MG, Eduardo Luiz iniciou a cerimônia de Solenidade agradecendo a todos os presentes no evento tanto de forma presencial quanto virtual e a todos os colaboradores da instituição que trabalham incessantemente para fortalecer cada vez mais os gestores e o COSEMS, que ao longo de 30 anos de atuação tem se consolidado como um baluarte nas construções de políticas públicas de saúde de Minas Gerais. 

O Vice-Presidente e Secretário Municipal de Saúde de Nanuque, Ricardo Almeida Viana ressaltou o momento de grande responsabilidade para todos os novos membros da Diretoria e Conselho Fiscal do COSEMS/MG que diante a pandemia se mostra na vanguarda do enfretamento a crise, pois a primeira instância no combate a COVID-19 são os secretários municipais de saúde. “É na nossa porta que bate os desvalidos, aqueles que estão sofrendo, os familiares dos internados, enfim, são nos municípios que fazem o enfrentamento ao COVID-19, as instâncias de poder tem que instrumentalizar os municípios para este enfrentamento. Gostaria de cumprimentar a todos que estão assumindo esta gestão, o desafio é gigantesco, mas temos uma longa trajetória. São 30 anos de COSEMS, trinta anos de história que nós participamos. Que venham outros 30, 60 anos, pois fomos nós, os gestores de saúde que construímos o SUS de Minas Gerais, nós gestores, técnicos, apoiadores, enfim todos aqueles que habilitam pelo SUS,” destacou. 

A cerimônia também contou com presenças de autoridades da saúde como o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, que parabenizou os novos membros da diretoria e ressaltou a importância do trabalho do COSEMS/MG junto a SES. “Nós temos que ouvir quem está na ponta e o COSEMS é esse articulador que compila todas as informações e propõem uma discussão colegiada, e isso é uma das grandes belezas do SUS, pois não existe nenhuma forma de sermos autoritários nas decisões, elas são amplamente discutidas entre profissionais, gestores e usuários. Tenham na Secretaria de Saúde um grande parceiro para que consigamos juntos, fazer uma saúde cada vez mais forte, universal, integral e com maior equidade,” destacou. 

O Presidente reeleito do COSEMS/MG, Eduardo Luiz enfatizou sobre os principais desafios a serem superados tendo em vista o grave problema da saúde pública frente à pandemia, o que também está causando o adoecimento psíquico dos guerreiros que estão na linha de frente e cobrou uma política de saúde para cuidar de todos os trabalhadores da saúde que se dedicam a cuidar de outras pessoas, e destacou a importância de cuidar da saúde mental das pessoas que trabalham no SUS e na população. 

O Presidente também destacou que o COSEMS de Minas Gerais continuará atuante na cobrança da dívida do Estado com os municípios para dar sustentabilidade aos gestores e repostas à sociedade mineira na construção de políticas públicas de saúde que garantam o direito de saúde de qualidade para a população. Também ressaltou a importância de lutar por diversas causas em prol da população entre elas, o desafio da busca por vacinação para a população, o retorno de procedimentos eletivos, a luta pelas pessoas que assim como ele sofre com problemas graves como o glaucoma, uma doença que incapacita as pessoas, pois provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual que se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. “Precisamos avançar nas políticas públicas de saúde do nosso Estado, discutir as linhas de cuidado para que possamos avançar e garantir um dos principais fundamentos do SUS que é o acesso aos bens, serviços e ações de saúde que tanto precisam.”