Em um dia histórico para a região Nordeste de Minas Gerais, um grande movimento político, pacífico e organizado, liderado por uma gama de vereadores, de várias cidades dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, aconteceu na manhã dessa quinta-feira 20, quando os edis se reuniram em frente à construção inacabada do Hospital Regional de Teófilo Otoni, para deliberarem sobre a retomada das obras e funcionamento para atendimento da população dos dois vales. 

Ao contrário de outros movimentos, que são organizados pelo Poder Executivo, desta vez, foi o Poder Legislativo municipal – representado pela ACAMBAJ (Associação das Câmaras Municipais do Baixo Jequitinhonha), presidida pelo vereador almenarense Nata da CDN, e pela UVIMUC (União dos Vereadores Independentes do Vale do Mucuri), liderada pelo vereador teofilotonense Ugleno Alves – que se manifestou pela conclusão dessa obra, tão importante para a região, uma vez que a chegada deste Hospital Regional irá desafogar os hospitais locais, gerando um atendimento mais rápido e humanizado. 

Outro ponto a se considerar será o fato deste hospital atender casos complexos, beneficiando pacientes que geralmente fazem uma longa e desgastante viagem para Belo Horizonte. 

Os organizadores protestaram contra a paralisação da obra que já dura mais ou menos 08 anos e foi prometido pelo Governador Romeu Zema, que, durante campanha para o Governo do Estado na Eleição de 2018, diisse que. se ele fosse ele eleito, retomaria imediatamente as obras. 

Já se passaram quase 02 anos e meio de governo e a obra continua paralisada. Nem o período de pandemia sensibilizou o Governo de Minas a terminar a construção, que atenderá 1 milhão de pessoas dos dois Vales, considerados os mais pobres de Minas. 

“Olá meus amigos e amigas de Almenara e de todo o Vale do Jequitinhonha. Sabendo a situação em que passa o Hospital Deraldo Guimarães e suas limitações em realizar procedimentos de alta complexidade, estive em Teófilo Otoni, nesta quinta-feira, 20 de maio, como presidente da ACAMBAJ e da Câmara Municipal, lutando para que as obras do Hospital Regional, que está há 11 anos em construção e atualmente abandonado, sejam retomadas. Com isso, todos os procedimentos de alta complexidade poderão ser feito aqui pertinho de nós.  O hospital é público e cabe a nossa intervenção pública. Para isso fomos eleitos, para defender os interesses públicos e não particulares”, enfatizou o vereador Nata da CDN, presidente da ACAMBAJ. 

O Governo de Zema recebeu 33 bilhões de um acordo feito com a empresa Vale do Rio Doce em compensação aos danos causados pelos rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho. Além dos prejuízos ambientais muitos irreversíveis, vidas foram ceifadas causadas pelas duas tragédias.  

Os vereadores cobram do Governo de Minas o repasse para a retomada das obras do Hospital Regional de Teófilo Otoni, porque parte do acordo bilionário será destinado para a retomada de obras inacabadas e paralisadas de governos anteriores na área da saúde. Essa obra quase faraônica está inclusa nesse acordo. 

Para que haja a retomada da continuidade da obra do Hospital de Teófilo Otoni é necessário que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por seus representantes legais, aprove a liberação do recurso para essa finalidade. Portanto, compete aos deputados estaduais resolverem essa celeuma. 

Os vereadores dos dois Vales, Mucuri e Jequitinhonha, estão organizados e mobilizando uma comitiva para irem a Belo Horizonte, onde tentarão conversar e convencer os deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais a aprovarem em caráter de urgência, a liberação do aporte financeiro, já pactuado no acordo de 33 bilhões com a Vale do Rio Doce, para imediatamente destinar à retomada das obras do Hospital Regional de Teófilo Otoni.