A expectativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) é de que toda a população de Minas Gerais com idade a partir de 18 anos seja vacinada contra a Covid-19 até o final deste ano, caso o cronograma de entrega de imunizantes do Ministério da Saúde seja cumprido.

"De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), de agosto a setembro será terminada a vacinação dos grupos prioritários. No estado, cerca de 7 milhões serão vacinados até agosto, setembro. A expectativa de entrega prometida pelo Ministério da Saúde é de que até o final do ano toda a população mineira de 18 anos será vacinada", afirmou o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, em coletiva de imprensa.

Como antecipado pelo G1 nesta quarta-feira, Minas Gerais vai receber 207.800 unidades de Coronavac para a aplicação de segunda dose nas pessoas que estão com o reforço vacinal atrasado – metade do esperado pelo governo e insuficiente para os cerca de 375 mil mineiros que aguardam a dose 2 no estado. Segundo o secretário, esta remessa chega ainda nesta quinta-feira (13).

"Somando as 140 mil doses que chegaram na semana passada, são cerca de 350 mil doses, ampliando a vacinação de segunda dose daquelas pessoas que estavam esperando", disse o secretário.

Na semana passada, Baccheretti afirmou que a expectativa era de que 400 mil doses de Coronavac chegassem ao estado nesta semana. Segundo ele, a outra metade deve ser entregue na próxima semana.

"Há uma expectativa no início da semana (que vem) de outras 200 mil (doses), fechando este déficit. Acredito que no início da próxima semana toda a população que está aguardando esta dose vai ser imunizada, tanto em Belo Horizonte quanto no interior", pontuou o secretário, ressaltando que, mesmo com atraso, a aplicação da segunda dose garante imunidade.

Também nesta quinta-feira, o estado vai receber 420 mil imunizantes da AstraZeneca. A maior parte será destinada à aplicação de segunda dose no grupo vacinado há cerca de três meses.

Até esta quinta-feira, 3.946.363 mineiros receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19. A segunda dose foi aplicada em 1.982.461 pessoas.

O G1 perguntou à Prefeitura de Belo Horizonte se, diante da chegada de mais doses de vacina, será anunciada a ampliação do público-alvo para vacinação, principalmente os idosos de 64 a 66 anos, que aguardam a segunda dose.

Em nota, o município afirmou que "aguarda informações sobre o quantitativo de doses das vacinas que será repassado": "A Secretaria Municipal de Saúde fará a retirada das doses assim que autorizada e tão logo tenha este número, novos grupos serão anunciados", declarou, em nota.

Situação da pandemia em Minas

Segundo Fábio Baccheretti, Minas Gerais registrou queda no número de casos de Covid-19 confirmados por dia nas últimas semanas.

"Não sabemos ainda se este momento da última semana indica um platô, ou seja, um número de casos se mantendo em um platô um pouco elevado ou se ainda continuaremos esta queda nas próximas semanas, mas já mostramos que a onda roxa foi efetiva", afirmou.

O estado confirmou, até o momento, 1.442.432 casos de Covid-19, sendo 8.951 nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, Minas perdeu 36.753 pessoas para a doença, 258 no último dia.

A redução da incidência da Covid-19 tem refletido na diminuição da ocupação dos hospitais e do número de mortes – a estimativa é que 50% dos pacientes em terapia intensiva com a doença evoluam a óbito.

De acordo com o secretário, 80% dos leitos de UTI exclusivos para pacientes infectados pelo coronavírus estão ocupados no estado, enquanto a taxa de ocupação das enfermarias está em 74%.

Ele ainda destacou a redução de mortes entre os públicos de faixas etárias mais altas, imunizados com as duas doses da vacina.

"Toda vacina é eficaz, e a Coronavac e AstraZeneca mostraram isso com o tempo em Minas Gerais e no Brasil. Todo mundo que estiver na hora de vacinar deve buscar a vacinação, porque ela, sim, é, definitivamente, a saída da pandemia", concluiu.