Na última sexta-feira (26), os prefeitos das cidades do Baixo Jequitinhonha se reuniram, no prédio da Nova AMBAJ - Associação dos Municípios do Baixo Jequitinhonha, presidida por Ademir Gobira, prefeito de Almenara – com o superintendente regional da COPASA, Magno Gomes dos Santos, para apresentarem suas reclamações quanto ao péssimo serviço prestado pela distribuidora de água na região. 

O prefeito de Pedra Azul, Márcio Ferreira Souto, foi enfático em suas alegações. Segundo o mandatário pedra-azulense, a barragem construída pela COPASA para captação de água está vazia até hoje, fazendo com que a população passe por períodos de privação de água. A população de Pedra Azul já foi para as ruas, batendo latas em protesto pela situação calamitosa. O prefeito apontou ainda as dificuldades para se encaminhar uma reclamação ao setor de atendimento da COPASA, tendo que esperar por dias para que algo seja feito, além dos estragos que a empresa fez nas ruas da cidade, com suas obras mal executadas, e sempre fazendo com que a culpa recaia no prefeito. 

O prefeito de Santo Antônio do Jacinto, Huga Bandeira, destacou os vários descasos com os quais a população da cidade é tratada, com esgotos a céu aberto, falta de manutenção adequada, não só na zona urbana, com também nos distritos, como é o caso de Catajás. 

O prefeito de Bandeira, Sidnei Alves dos Santos, completou o coro dos seus colegas ao pontuar vários anos de pedidos feitos à COPASA pela melhoria dos serviços, e não sendo atendidos em espécie alguma, fazendo com que a população pressione o prefeito para resolver a situação. 

Em seguida, foi a vez do prefeito de Jequitinhonha, Nilo Barbuda Souto, engrossar as reclamações, pontuando que a cidade tem muita água para ser captada, mas que não chega às torneiras da população, fazendo com que muitas áreas, principalmente as mais carentes, passem privações. 

O prefeito de Jacinto, Júnior de Denir, também expôs os problemas enfrentados pelos jacintenses com relação à concessionária de água, como: água suja que chega ao povoado de Jaguarão, água com cheiro, sabor e cor que chega para os moradores de Avaí do Jacinto, falta de água todos os dias no bairro Nossa Senhora Aparecida, e a cobrança que muitas vezes chega até o gabinete do prefeito. 

O vice-prefeito de Jordânia, Elpídio Alves, acrescentou às reclamações dos prefeitos os problemas com tubulação defasada, muitos vazamentos, desperdício de água pelas ruas da cidade, falta de caminhões-pipa para atender às comunidades, e a não-substituição de funcionários aposentados. 

prefeito de Almenara, Ademir Gobira, resumiu as falas dos colegas e pontuou ainda que todos acionem os deputados para uma reunião com urgência com o presidente da COPASA, destacando ainda o relatório feito pela SAE, que aponta as várias irregularidades cometidas pela concessionária. Ademir ainda pontuou os vários problemas enfrentados nos distritos e povoados de Almenara, principalmente Sacode, com esgoto a céu aberto, problemas nos calçamentos - incluindo a Avenida Olindo de Miranda – e descaso para com a população. Ademir Gobira conclamou os prefeitos a se unirem para defender seus direitos e cobrar da COPASA a prestação correta dos serviços. 

Todos os prefeitos foram unânimes em destacar os vários problemas enfrentados com relação à COPASA, e o descaso – e até mesmo o desprezo – da empresa para resolver as situações, zombando da situação e impondo altas taxas sobre a população. 

O que todos eles – e as populações por eles representadas – esperam é que algo seja feito imediatamente, caso contrário, medidas drásticas poderão ser tomadas contra a COPASA, que por tantos anos vem tratando a população do Baixo Jequitinhonha com descaso, fazendo o que bem entende.