Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da Delegacia de Polícia Civil em Medina, com apoio da Polícia Militar, prendeu, na quinta-feira, 28/1/21, um homem, de 37 anos, em cumprimento a mandado de prisão preventiva em Medina, no Vale do Jequitinhonha. 

O mandado de prisão foi expedido pelo Juízo da Comarca de Medina, após representação da PCMG e manifestação favorável do Ministério Público. 

A ofendida procurou a PCMG no dia 25/1/21, dando conta de que o desfavorecido, insatisfeito com o término do relacionamento, a perseguia onde quer que fosse, proferindo ameaças de morte. Foi feito o registro de ocorrência, instaurado o inquérito policial para apuração dos fatos e requeridas as medidas protetivas de urgência constantes da Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha). 

As medidas protetivas foram decretadas pelo Juízo, mas o desfavorecido, mesmo ciente, prosseguiu com a violência psicológica em desfavor da ofendida, continuando com as ameaças, razão pela qual a PCMG concluiu o inquérito já no dia 27/1/21 e representou pela decretação da prisão preventiva do desfavorecido. 

Decretada a prisão preventiva no dia 28/1/21, a Polícia Militar foi cientificada da existência da ordem de prisão, logrando êxito na captura do indivíduo na área central da cidade durante patrulhamento. 

Após cumpridas as providências de praxe, o desfavorecido foi encaminhado ao Sistema Prisional. 

Nesta quinta-feira, 4/2/21, foi expedido mandado de busca e apreensão para a residência do desfavorecido pelo Juízo da Comarca, após representação do Ministério Público. A PCMG deu cumprimento ao mandado, mas não foi localizada arma de fogo nem outros materiais ilícitos. 

A PCMG reforça a importância da denúncia, a fim de se quebrar o ciclo da violência doméstica.