A situação do coronavírus no Vale do Jequitinhonha, que parecia sob controle, voltou a dar sinais de piora. Nota divulgada pelo Hospital São Miguel de Jequitinhonha nesta terça-feira (01) revelou a situação do município, que não dispõe de leitos de UTI para atender pacientes de covid-19, ocasionando uma redução brusca na quantidade de leitos para internações em outras especialidades. 

A situação se agrava ainda mais, ao se levar em conta que as cidades com UTI mais próximas, Almenara e Itaobim, se encontram sobrecarregadas. Em Almenara, de acordo com informações da Secretaria de Saúde, há uma taxa de ocupação de 114%, com 8 pacientes internados por covid-19 e apenas 07 leitos disponíveis, ou seja, extrapolando a capacidade de ocupação do Hospital Deraldo Guimarães. 

A situação serve de alerta para a população, que parece ter relaxado nas medidas de prevenção, contribuindo para a piora de um quadro que parecia ter se estabilizado. Reforça-se, assim, a continuidade das medidas de prevenção, tais como: uso de máscaras, álcool em gel - além de água e sabão - para higienização das mãos, distanciamento social, a não aglomeração de pessoas.