Foi descoberta, nas proximidades de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, uma jazida do mineral lítio, que, juntamente com seus compostos, têm diversas aplicações industriais, incluindo vidros e cerâmicas com resistência ao calor, ligas com alta força específica resistência-peso utilizadas em aeronaves e baterias de lítio e bateria de íon lítio, utilizadas em celulares. 

De acordo com informações vindas da cidade de Belo Horizonte, a jazida está localizada na região conhecida como Cascalheira, na estrada que liga os municípios de Almenara e Rubim e tem um alto potencial de exploração. 

A notícia traz um pouco de esperança de desenvolvimento para a região, tão desprezada pela gestão estadual, que pretende levar a indústria de produção de lítio para Juiz de Fora, na Zona da Mata, deixando o Vale do Jequitinhonha de lado. 

O que se espera é uma mobilização das autoridades e lideranças regionais e deputados estaduais comprometidos com a região, para que essa indústria venha para o Vale pois isso ocasionará uma maior oferta de empregos para os trabalhadores locais.