Nesta quarta-feira, 04/03, a partir das 15 horas, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)-Campus Almenara receberá as comunidades interna e externa para a cerimônia de inauguração de duas estruturas muito importantes para o incremento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão: o Laboratório de Campo e da Unidade de Referência Tecnológica (URT) da Embrapa. O evento contará com a presença do reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva.

Novidade no Campus, o Laboratório de Campo será dedicado a atividades práticas de ensino e pesquisa na área de Tecnologia de Alimentos, para atendimento das necessidades dos cursos superior de Engenharia Agronômica e técnico em Agropecuária, como explica o diretor de Administração e Planejamento do Campus, Heleno Tavares Mendes. Ele explica que o laboratório atenderá, ainda, demandas de projetos de extensão desenvolvidos junto às comunidades locais, sobretudo com foco na agricultura familiar.

Além da área destinada às atividades práticas, o espaço inclui sala de professores e dois banheiros. Para a construção da estrutura, foram investidos R$ 243.682,05, sendo R$ 214.236,05 financiados por emenda parlamentar do deputado federal Reginaldo Lopes. O restante foi custeado por recursos orçamentários do IFNMG. 

Apesar ainda ser necessária a aquisição de alguns equipamentos que permitirão seu pleno funcionamento, o Laboratório de Campo será aberto para uso no dia seguinte ao evento de inauguração. 

URT da Embrapa

A URT da Embrapa que será oficialmente inaugurada no Campus Almenara é o resultado da articulação do IFNMG com a Embrapa Milho e Sorgo, de Sete Lagoas (MG), e a Prefeitura Municipal de Almenara, com o apoio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). A Emater-MG também é parceira do projeto. Quem explica é o diretor geral do Campus, professor Joan Brálio Mendes Pereira Lima. Segundo ele, trata-se de uma das unidades implantadas para produzir dados experimentais e testar variedades da Embrapa em regiões específicas.

A URT do IFNMG-Campus Almenara "é uma área de campo que trabalha com forrageiras, mandioca e variedades de milho,  sorgo, capim, cana... Essas variedades são testadas em ensaios experimentais", conta Joan Brálio. Os pesquisadores e técnicos da Embrapa prestam todo o apoio e a assessoria necessários para a realização dos testes, mantendo rotinas de visitas à URT.

"Testamos, por exemplo, variedades de milho, a resposta delas à irrigação, à adubação e, assim, conseguimos passar para o produtor da região dados levantados no Baixo Jequitinhonha. Essas informações são importantes para subsidiar o produtor nas suas escolhas", frisa o professor Joan.

Bom para o produtor da região e também para alunos e professores do IFNMG-Campus Almenara, especialmente dos cursos de Engenharia Agronômica e técnicos em Agropecuária e Zootecnia, que podem envolver-se com as atividades de pesquisa e extensão propiciadas pela URT. Como exemplos, o diretor geral cita projetos de pesquisa e TCCs (trabalhos de conclusão de curso) que podem surgir a partir dos ensaios experimentais e a realização de dias de campo, com a participação da comunidade.

A URT começou a ser implantada em outubro de 2019 e o plantio deu-se em dezembro. Agora, com todas as culturas já implantadas, o momento é de avaliação. Mas Joan Bralio explica que a URT tem uma ação contínua, com testes de novas variedade e culturas e definição de novas estratégias de plantio.