Durante a visita do Governador Antonio Augusto Junho Anastasia à cidade de Almenara no Vale do Jequitinhonha, sindicalista protestaram por melhorias salariais e regularização da municipalização das escolas estaduais, oportunidade onde teriam mais visibilidade já que todos os olhos estariam voltados para a cidade.

 Desde quando foi criado o SINDISPAL – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Almenara vem fazendo frente na luta pelos direitos dos servidores municipais da cidade, a grande dificuldade enfrentada pela categoria e a defasagem salarial ocorrida ao longo dos anos. Um problema que se estende há anos, sem prazo para terminar.

Nestas ultimas negociações junto ao executivo municipal, não foi possível haver um acordo entre as partes, deixando todos revoltados, fato que motivou os protestos.

Fazendo uso de faixas, apitos e uniformes os sindicalistas ficaram à frente da porta do prédio onde serão as instalações do novo mercado da cidade.

Outra dificuldade enfrentada pelos funcionários é a aprovação do Plano de Carreira do Magistério já elaborado na Direção de João Eustáquio Fazendeiro, e o plano de Carreira Geral.

 Juntamente com o SINDISPAL esteve em manifesto o SIND-UT, eles reclamam da municipalização das escolas estaduais, neste ano foram cerca de seis escolas municipalizadas, os funcionários estaduais ficam praticamente desempregado, podendo, se tiver vagas, serem manejados para outras escolas estaduais.

 Segundo militantes da causa este planejamento teria sido maus elaborado pela superintendente regional de Ensino de Almenara, Diciola das Graças Moraes. Um assunto que sem duvida requer muito diálogo e entendimento.