O INEP divulgou nesta segunda-feira (15) o número de inscritos para a prova do Enem em 2019 e, assim como no ano passado, as mulheres serão maioria entre os candidatos, representando 59,5% das inscrições. Mas as 9.846 pessoas com mais de 60 anos que farão exame, e o grande número de treineiros que ocuparam 616.673 das vagas de inscritos, foram as surpresas deste ano.

Em Minas Gerais, a quantidade de pessoas inscritas é outra vez a maior, quando comparada aos outros estados. Nas maiores cidades do Leste de Minas, mais de 35.000 pessoas vão fazer o Enem. Em Governador Valadares são 10.687, Ipatinga vem logo em seguida com 8.686, Teófilo Otoni com 6.336, Caratinga com 4.313 e Coronel Fabriciano e Timóteo, juntas, possuem 5.000 inscrições.

Glenda Costa está fazendo a prova pelo 6º ano consecutivo e representou em anos anteriores os alunos treineiros. Segundo ela, fazer a prova por experiência é uma ótima forma de se preparar. “Você adquire mais experiência e a prova fica muito mais fácil no decorrer dos anos. Você vai pegando a maldade da prova e, quando for pra valer, já faz o exame mais tranquila, o que é muito importante”, explica.

O professor Hudson Roata explica o crescimento de treineiros e pessoas com mais de 60 anos fazendo a prova. “A gente pode entender como pessoas que estão tentando um novo curso superior, ou candidatos que estão buscando um posicionamento no mercado de trabalho por meio do curso superior. No Brasil, a oferta desse tipo de curso cresceu nos últimos anos, e tende a ficar mais estagnada agora, mas ainda é a forma mais segura de se encaixar no mercado” diz.

O Enem será nos dias 3 e 10 de novembro e os locais de prova serão divulgados.