A tarde desta terça-feira (4) foi marcada por um afogamento nas águas do rio Doce. Marcos Soares Maia, de 20 anos, afogou-se enquanto pescava, próximo ao local conhecido como “prainha da rua São Paulo”, no Centro, em Governador Valadares. Até o fechamento desta edição o corpo de Marcos Soares não havia sido localizado.

 De acordo com informações passadas pelo subtenente do Corpo de Bombeiro Carlos Assis, familiares do rapaz relataram que ele estava pescando. Em dado momento o anzol se prendeu e ele entrou no rio na tentativa de retirá-lo. Nesse instante afundou e desapareceu nas águas do rio.

Ainda de acordo com o bombeiro, o local sempre é perigoso e já registra várias ocorrências de afogamento. “É um local perigoso, por ser um remanso. Tem entre cinco e oito metros de profundidade e é utilizado por várias pessoas para se banharem durante o verão”, disse.

Os bombeiros foram acionados por volta das 15h desta terça, e as buscas iriam continuar até o pôr do sol. O subtenente explicou que as buscas estavam sendo feitas por meio de mergulho equipado e apneia — quando o mergulhador não utiliza cilindros de oxigênio. “É um local de remanso, e fica aquela situação de o mergulhador estar mergulhando e a vítima estar circulando. O nosso serviço no primeiro momento é o mergulho equipado. Se não encontrarmos a vítima hoje [ontem], provavelmente amanhã [hoje] as buscas serão retomadas no local e outra equipe ficará fazendo buscas superficiais ao longo do rio”, explicou

Os familiares de Marcos estavam no local, porém, não quiseram gravar entrevista.

Alerta 

O subtenente Carlos Assis fez um alerta para que banhistas e pescadores fiquem atentos quanto a locais dos quais não se tem muito conhecimento. Nesses casos, segundo ele, é preciso ter mais cuidado. “Não entrar em locais dos quais não se tem conhecimento sobre profundidade, não fazer uso de bebida alcoólica e, em caso de pescarias, se não souber nadar não entrar na água, como o caso desse rapaz, que não tinha habilidade para nadar, foi tentar retirar o anzol e acabou se afogando”, concluiu