Brasília, DF … [ASN] Relatório da Secretaria Executiva da sede sul-americana adventista (Divisão Sul-Americana) mostra que o crescimento líquido (diferença entre os que se tornaram membros e os que abandonaram a Igreja).

Organização em oito países sul-americanos chegou a 3,26%. Os dados se referem à comparação de janeiro a setembro de 2014 com o mesmo período em 2013. O número atualizado de membros é de 2 milhões 263 mil e 194 membros no Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru e Equador. O crescimento de batismos na comparação entre janeiro e setembro de 2014 e janeiro e setembro de 2013 foi de 3,3%.

Até 30 de setembro desse ano, conforme a Secretaria, foram realizados 180 mil e 154 batismos contra 174.348 batismos no mesmo período. O mês de setembro especificamente desse ano, no entanto, registrou queda de 5,2% no número de batismos, embora o resultado acumulado do ano tenha ficado positivo. “Significa dizer que os batismos estão crescendo não apenas durante um período apenas, mas ao longo de todo o ano,” comenta o pastor Magdiel Perez, secretário-executivo.

Comparativo das igrejas

Uma análise comparativa, tendo como base até o mês de agosto desse ano, mostra que aumentou o número de congregações e de pequenos grupos no território atendido pela Divisão Sul-Americana. Até setembro de 2013 eram 24.941 congregações (igrejas e grupos) e, até setembro desse ano, já são 25.667 congregações nos oito países. Isso representa um crescimento total líquido de 726 congregações.

Comparativo de pastores

Já sobre o número de pastores, os dados mostram que, até setembro do ano passado, eram 3.261 pastores de distrito e capelães contra 3.331 ministros até setembro desse ano. O número total de pastores registrou um salto e hoje são 4.412 contando todos os pastores até setembro de 2014. O total até setembro de 2013 era de 4.197 pastores.

Para o pastor Magdiel Perez, de maneira geral fica evidente que a Igreja Adventista apresentou um crescimento sustentável na comparação dos dois últimos anos. “Claro que temos de nos preocupar com a evasão de membros e, por isso, reforçamos o trabalho de discipulado e de realização de batismos mais consistentes. Queremos avançar com consistência”, ressalta. [Equipe ASN, Felipe Lemos, com infografia de Noelia Rivero]