Na manhã desta quinta-feira (09/10) teve início a desocupação do terreno invadido, no Córrego Boa Fé, na zona rural de Inhapim. A área alvo da invasão fica perto do “Barracão do Produtor”, na BR-116. 

As terras pertencem ao Patronato de Inhapim. O terreno começou a ser ocupado por integrantes do Movimento Sem-Teto de Inhapim, o MSTI, em 28 de setembro de 2013. Em cumprimento de mandado de reintegração de posse uma operação especial foi traçada nesta manhã, contando com a participação de policiais da 22ª Cia de Polícia Militar Independente, tropas de choque da PM do Vale do Aço e até de um helicóptero da PM de Belo Horizonte. 

Os moradores não resistiram. Acompanharam de perto a destruição de 14 casas. No terreno invadido de aproximadamente 86 hectares viviam 34 famílias, sendo 24 adultos e 12 crianças. Toda a área será desocupada.

Alguns moradores choraram, uma mulher precisou de atendimento médico após passar mal e todos os moradores mostraram preocupação com o futuro.

Segundo dados levantados pela Polícia Militar, 63 casas já haviam sido construídas. Desde a ocupação, o Patronato de Inhapim e o MSTI travam uma batalha na Justiça. Os integrantes do movimento afirmaram que o advogado da comunidade chegou a entrar com um recurso em busca de reverter a desocupação, mas a destruição foi inevitável. 

Os líderes do movimento MSTI alegam que há anos as terras do Patronato de Inhapim estão improdutivas. O destino destas famílias é incerto. Alguns devem recorrer a casa de parentes, outros não tem para onde ir. A Prefeitura Municipal de Inhapim, através da assistência social, realizava um levantamento de dados e análise dos casos para tomar as providências cabíveis. 

 

 

Super Canal