Integrantes da Comissão do Partido Verde de Almenara, juntamente com voluntários, realizaram uma caminhada ecologica neste sábado (03), por voltas das 8h00min da manhã. Durante a caminhada foram recolhidos resíduos ao longo da praia (garrafas pet, latinhas, sacos plásticos, copos descartáveis e etc.).

A praia de Almenara é uma das maiores praias fluviais do Brasil. Com potencial imenso para o turismo a praia do rio Jequitinhonha conta com 1,5 km de extensão e quase 200 metros de largura. Com uma areia fina e branca a praia era ideal para o lazer. A praia de Almenara era local de encontro nos fins de semana, até a década de 80.

Com o crescente desmatamento das matas ciliares dos afluentes do Jequitinhonha para a prática da pecuária e a falta de tratamento de esgoto que era despejado em seu leito, a praia de Almenara, para muitos, perdeu seu encanto.

O lixo não é o único problema enfrentado pelos apreciadores da praia, a retirada indiscriminada de areia que se viu ao longo dos anos para ser usada na construção civil, fez com que a areia fina e branca se misturasse com barro e lama, facilitando o crescimento de mato e grama, diminuindo a área de lazer.

O Jequitinhonha que antes era cristalino, hoje esta com coloração amarelado escuro, devido a grande quantidade de mercúrio e óleo que é jogado no rio pelos garimpeiros ilegais que vivem a procura de ouro em suas margens, o mercúrio modificou a cor da areia para uma tonalidade mais forte.

O próprio nome da cidade é prova do garimpo discriminado que se viu ao longo de muitos anos, o nome Almenara é uma palavra do árabe que significa "fogaréu que se acende nas mouriscas" ou simplesmente "farol". Interessante denominação para um lugar que servia exatamente como posto de vigilância da rota do ouro.

Nossa história se reflete nas águas do nosso maior tesouro, o rio Jequitinhonha.  Cabe a presente geração reescrever a história, deixando um excelente legado para a geração futura. 

 

Após a leitura deixe o seu comentário.