Mediada pela Frente Mineira de Municípios, reuniram nesta segunda-feira, 18, com o governador eleito Romeu Zema os prefeitos das dez principais cidades de Minas Gerais. Reunião teve como objetivo discutir a dívida do estado com os municípios mineiros.

Estiveram presentes:

1. Ademir Gobira — Almenara
2. Alex de Freitas — Contagem
3. Antônio Almas — Juiz de Fora
4. Branquinho — Unaí
5. Galileu Teixeira — Divinópolis
6. Humberto Souto — Montes Claros
7. Marcos Vinícius — Coronel Fabriciano
8. Paulo Piau — Uberaba
9. Sérgio Carvalho — Poços de Caldas
10. Vittorio Medioli — Betim

Acompanharam o governador Zema na reunião com os prefeitos, o vice-governador eleito Paulo Brant e Igor Eto, da equipe de Transição. O governador informou está buscando a renegociação da dívida do Estado com a União para assim construir possibilidades de corrigir a situação dramática que se encontra o Estado de Minas Gerais.
O governador eleito fez referência à situação calamitosa que se encontra o Estado para justificar não ter condições de assumir com os prefeitos o compromisso que eles insistentemente buscavam: que o Estado retome a normalidade dos repasses constitucionais aos municípios, já em janeiro.

A reunião foi amistosa, mas com posicionamentos muito firmes por parte dos prefeitos. Alguns dos prefeitos já em desespero por estarem com salários de professores atrasados relataram que caso não haja a normalidade dos repasses muitos dos municípios caminharão para um colapso total. O prefeito Ademir Gobira teve a oportunidade de relatar um pouco dos dramas que as cidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri estão vivendo. “É sabido por todos, que os pequenos municípios sobrevivem basicamente dos repasses estaduais ou federais” disse.

Atualmente o Estado está pegando o dinheiro do FUNDEB, que é do custeio da Educação Básica e acertando os seus compromissos, deixando assim os professores municipais numa situação de total desrespeito e abandono. Algumas cidades já decidiram não iniciar o ano letivo em 2019, enquanto o Estado não regularizar o repasse do FUNDEB, essencial para o pagamento dos professores.

Para piorar a situação muitos prefeitos que utilizaram dinheiro do próprio caixa, para pagar professores, já que o FUNDEB não veio poderão ter problemas, pois, a reposição do dinheiro para a prestação de contas deveria ser dentro do mesmo ano o que nesse momento é impossível.

O Governador eleito reconhece a gravidade da situação bem como o erro grave do atual Governador em reter os recursos dos municípios.

“O que asseguro ao povo querido de Almenara é que lutarei com todas as minhas forças para que cada centavo pertencente ao nosso povo chegue até a nossa cidade” disse Ademir Gobira.