A partir de segunda-feira (17), o atendimento presencial na Sede do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), em Belo Horizonte, será realizado exclusivamente com agendamento prévio no site www.detran.mg.gov.br, informa a Polícia Civil.

De acordo com o órgão, por dia, a sede do Detran-MG recebe, em média, mil cidadãos que buscam diversos tipos de serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por esse motivo, o agendamento tem como objetivo oferecer ao cidadão mineiro comodidade, segurança e rapidez no atendimento presencial, evitando longas filas e reduzindo o tempo de espera para a prestação dos serviços.

Informa ainda que, cada cidadão pode agendar até três serviços por CPF, dentro do mesmo mês. O serviço será realizado apenas para o titular do CPF ou por representação de terceiros, com uso de procuração.

O usuário também tem a possibilidade de acessar o histórico dos seus atendimentos e, inclusive, modificar os serviços agendados, desde que o prazo seja com 30 minutos de antecedência do horário já programado. Ao chegar, o cidadão deverá validar a senha na recepção.

Caso o cidadão tenha algum imprevisto, também será possível reagendar a data do serviço pelo site. A tolerância para atrasos é de 15 minutos. O usuário que fizer o uso do sistema on-line e não comparecer a três agendamentos sem desmarcar com antecedência ficará suspenso por 30 dias.

A Sede do Detran-MG fica na Avenida João Pinheiro, nº 417 - Bairro Boa Viagem, em Belo Horizonte. O horário de atendimento é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Os serviços que necessitam de agendamento prévio são:

-Adição/Mudança de categoria da CNH

-Alteração de dados do Condutor

-Autoescola (Reabertura e cancelamento de pauta, troca de taxas, etc)

-Baixa de comunicação de venda de veículo

-Cadastramento Biométrico

-Solicitar Carteira definitiva

-Cadastramento de CNH Digital

-Certidão de Prontuário

-Certidão positiva de veículo

-Habilitação para Estrangeiro

-Exame de Legislação

-Exame Reciclagem

-Informações

-Inscrição Inicial para 1ª habilitação/Reinício do Processo de habilitação

-Parcelamento de Débitos incidentes sobre veículos

-Pesquisa da situação do veículo

-Print dos dados do veículo

-Solicitar Renovação da CNH

-Solicitar Segunda via da CNH

-Transferência de Prontuário de outro Estado para Minas Gerais