Uma equipe especializada da Cemig esteve nas cidades de Aimorés (MG) e Baixo Gandu (ES) visitando escolas e propriedades rurais, com o objetivo de interagir com a população local, levando e coletando informações sobre a relação dessas comunidades com a energia elétrica, além de esclarecer sobre os benefícios e perigos da eletricidade.

Dentre as escolas que receberam as visitas dos profissionais da Cemig, estão a Escola Municipal de Santo Antônio do Norte, em Aimorés, e a Escola Municipal Aládia Trindade Paiva, em Baixo Guandu. A equipe interagiu com 96 estudantes, com idade de 4 a 11 anos, quando foram realizadas diversas dinâmicas para que as crianças pudessem absorver as informações repassadas.

Segundo o gestor ambiental da Focus Aprendizado, parceira da Cemig na ação, Hiuri Metaxas Martorelli, os estudantes descreveram situações que eles vivenciam com suas famílias em relação à energia elétrica. “Foram repassadas informações sobre as ações adequadas para se evitar acidentes, destacando assuntos como o cuidado ao soltar pipas e como evitar queimadas, não só próximo às linhas de transmissão, mas em qualquer outro local”, explicou o profissional.

A secretária de Educação de Baixo Guandu, Cenira Antônia da Silva, disse que as atividades realizadas foram bem recebidas pelos alunos da escola municipal, que ao final das atividades, receberam uma cartilha educativa sobre prevenção de incêndios, um divertido folder sobre pipas e materiais informativos para serem repassados aos pais ou responsáveis.

Propriedades privadas

Durante cinco dias, a Cemig realizou uma intervenção socioambiental em seis propriedades rurais localizadas em Baixo Guandu e em Aimorés. A ação visa criar canais de comunicação e relacionamento com diversas lideranças, com o objetivo de coletar informações e demandas sobre as linhas de transmissão no contexto local.

As ações de comunicação foram estabelecidas via e-mail, interações presenciais, reuniões com lideranças e eventos de conscientização sobre as linhas de transmissão.

Foram abordados com os moradores, em especial com proprietários e trabalhadores rurais, temas de preservação ambiental e relação da população com o empreendimento de fornecimento de energia, tais como prevenção de queimadas e consumo consciente e seguro de energia.

O gestor Hiuri Martorelli também falou sobre as reuniões e da mediação socioambiental para o desenvolvimento de parcerias com a iniciativa pública e lideranças locais. “Foram efetuados registros fotográficos das ações desenvolvidas, realização de entrevista pessoal com os públicos prioritários, aplicação de questionário para os participantes adultos das palestras de conscientização e aplicação de formulário de satisfação”, explicou o gestor ambiental.

Segundo o participante e gerente de umas das fazendas de Baixo Guandu, Simeão Fezer, essas visitas foram esclarecedoras. “As reuniões esclareceram sobre os riscos e acidentes que podem acontecer próximo às linhas de transmissão”, finalizou.