A Cemig entrega, entregou nesta quarta-feira, 12 de dezembro, uma secadora de roupa à Fundação Hospitalar São Vicente de Paula, em Araçuaí. A iniciativa faz parte do Programa Energia Inteligente da companhia e tem como objetivo contribuir para uma conta de energia mais enxuta, ampliando o orçamento dos hospitais para investimentos em atendimento à população. Os equipamentos têm capacidade para atender cargas de 15 e 25, sendo empregados recursos de aproximadamente R$ 57 mil para a aquisição.Outras nove secadoras de roupas ineficientes em hospitais públicos e filantrópicos também serão substituídos entres os dias 10 e 12 de dezembro, em cinco instituições de saúde localizadas nos municípios de Lagoa da Prata, Araguari, Mateus Leme, Matozinhos e Nepomuceno.

As novas secadoras devem oferecer mais agilidade aos processos hospitalares e contribuir para a redução do consumo de energia, conforme afirma o engenheiro de eficiência energética da Cemig, Fernando Queiroz. “Esses modelos de secadoras são desenvolvidos com tecnologias capazes de evitar o superaquecimento, característica fundamental para a conservação das roupas e, principalmente, para a segurança dos profissionais da saúde”, explica.

A iniciativa, a Cemig busca, ainda, contribuir para que os hospitais reduzam a parcela do orçamento destinada à conta de energia e ofereçam mais conforto em suas instalações. Para isso, além das secadoras, a Cemig está substituindo equipamentos de esterilização de materiais cirúrgicos (autoclaves) e o sistema de iluminação de hospitais.

De acordo com o engenheiro Fernando Queiroz, somente a mudança das lâmpadas, por exemplo, contribui para uma melhoria de até 40% na qualidade da iluminação, o que garante mais qualidade vida às equipes técnicas dos hospitais, pacientes e visitantes.

Programa Energia Inteligente e saúde

As ações do Programa Energia Inteligente em hospitais resultarão, ao longo do biênio 2019 e 2020, na substituição de 97 secadoras, 71 autoclaves e na modernização da iluminação de 73 hospitais. Além disso, o Programa prevê a implantação de focos cirúrgicos – lâmpadas utilizadas em procedimentos de alta complexidade – e de sistemas de geração fotovoltaica. Os recursos destinados ao atendimento dessa demanda devem ultrapassar R$ 40 milhões.