O dia dois de dezembro tornou-se uma data muito especial na vida de Maria Eduarda Barbosa de Oliveira, 19 anos, e kevynson William Rodrigues Silva, 20 anos  ambos Bombeiros Civis. Eles participaram do primeiro concurso “Um dia de Bombeiros”, realizado nas redes sociais pelo Segundo Pelotão de Bombeiros de Almenara  e foram os ganhadores.

O dia marcado para esta atividade foi exatamente nesse domingo, 02, onde foram recepcionados por uma equipe composta pelo tenente Thiago, pelos soldados SanderMardem, Clóvis e o sargento Maicon. Na primeira atividade do dia, o saldado Sander apresentou as dependências da unidade, em Almenara, aos convidados.

Após isso, durante o dia, realizaram atividades de simulação de salvamento aquático, mergulho, combate a incêndio e técnicas de rapel. Tudo foi planejado de forma que os participantes só sabiam das atividades quando chegavam ao local. Não tinham como eles saberem se os alarmes de socorro eram reais ou não, pois, havia uma unidade que atendia a estas chamadas. Somente no local que eles tinham este conhecimento. Ações foram feitas com o objetivo de simular o máximo possível a realidade.

Maria Eduarda Barbosa ficou impressionada com tudo o que pôde presenciar durante esse dia intenso. “Olha, fiquei muito feliz e emocionada com tudo que passei hoje. Agradeço de coração a todos os servidores do Segundo Pelotão de Almenara. Nunca mais vou esquecer esta experiência incrível” pontuou. O jovem kevynson William, agradeceu a amiga Eduarda, que lhe concedeu o convite para participar destas atividades e acrescentou: “Serei eternamente grato a Eduarda pelo convite em acompanhá-la neste dia e agradeço também aos nobres guerreiros por este presente que me inspira a um dia fazer parte desta grande família”.


O concurso “Um dia de Bombeiros” teve como finalidade aproximar a população das rotinas diárias dos Bombeiros, bem como, incentivar que jovem sigam esta nobre carreira de salvar vidas e cuidar do patrimônio alheio. “Muitos jovens, quando passam por esta experiência, despertam um grande interesse em seguir esta honrosa carreira. Este projeto tem este objetivo: despertar a curiosidade e o interesse dos jovens para esta atividade” disse o tenente Thiago Campos. O sargento Sander, que abriu mão do dia de folga para instruir os jovens, disse que a ideia era permitir que os participantes sentissem na pele a adrenalina e correria quando a unidade é acionada “Podemos estar em qualquer situação quando as sirenes são acionadas, por isso, esta convivência de um dia, passa para eles que nem tudo é fácil para os Bombeiros” afirmou Sander.