Um homem de 50 anos se dirige ao banheiro masculino da área externa coberta,  do mercado municipal de Araçuai, no Vale do Jequitinhonha (MG). Após urinar em um dos  mictórios, e ainda com as calças arriadas  um  pouco acima do joelho, ele se surpreende com a presença de uma mulher que saiu de um dos banheiros; ao lado dos mictórios. Era a responsável pela limpeza do local.

“ Pensei ter entrado no banheiro errado e ainda cheguei a conferir a placa de entrada. Fiquei constrangido ao perceber a funcionária dentro do recinto. O ideal era a prefeitura colocar um funcionário para fazer a limpeza”, disse o homem.

“ Acho um absurdo o que estão fazendo com esta servidora. Já pensou se algum maníaco ataca ela lá dentro do banheiro? Isto não está certo, é uma violência contra a dignidade da servidora”, acredita uma comerciante que expõe produtos no interior do mercado.

“ Se não tiver um homem para fazer a limpeza, que pelo menos a servidora tranque a porta enquanto a limpeza estiver sendo feita”, opinou outro comerciante.

Procurada pela reportagem, a servidora não quis tecer comentários. “ Preciso do emprego e não quero que minha imagem seja publicada”, disse ela que conta com a ajuda de uma outra colega para fazer a faxina dos dois banheiros: o másculino e o feminino.

Sexo, drogas e vandalismo

Há mais de seis meses a prefeitura mantém  fechados, os banheiros do setor onde funciona o Empório Popular,área onde estão instalados bares e restaurantes.

Em nota a prefeitura  afirma que a medida foi tomada após denúncias de prostituição e tráfico de drogas dentro dos banheiros, além da ação de vândalos. Informou ainda que em breve dará inicio às reformas do local.

A reportagem procurou a prefeitura para falar sobre o trabalho da servidora  em banheiro masculino. O gabinete do prefeito,  através da Assessoria de Comunicação,  não  se pronunciou.