Na manhã desta segunda-feira, 26, o prefeito Ademir Gobira, acompanhado pelo corpo jurídico do executivo, por secretários e demais servidores recebeu no gabinete municipal o promotor de justiça Dr. Moisés Batista Abdala, onde lhe foi apresentado os avanços obtidos nesse primeiro ano e alguns meses de trabalho em prol da cidade de Almenara. Além disso, foi abordado o tema da crise que assola a todos os municípios mineiros. O objetivo desse encontro, que teve a iniciativa do executivo municipal, foi manter a máxima defendida pelo prefeito que é transparência e honestidade acima de tudo.

O contador Cristiano Pereira dos Santos apresentou os relatórios referente à contabilidade da prefeitura apontando os pontos mais críticos devido à retenção indevida dos recursos constitucionais por parte do Estado de Minas Gerais. Também foram abertos os saldos das contas bancárias em tempo real, além de toda a parte de tesouraria e detalhes dos dados do portal da transparência. Ficou claro, que as ações do executivo em conter gastos e aplicá-los corretamente tem sido fundamental para que a situação não estivesse ainda mais crítica.

No que lhe concerne, o secretário de Fazenda, Atila Caires, detalhou todas as medidas tomadas para que o município aumente suas receitas por meio da regularização dos imóveis urbanos. Com dados atualizados foi possível ver o quanto a cidade de Almenara tem avançado na captação de recursos próprios. Sendo este também um dos grandes fatores de equilíbrio entre ativos e passivos municipais.

Os dados da Secretaria Municipal de Saúde também foram apresentados pela subsecretária da pasta, Raquel Moreira, que contou com a apoio do servidor Fabrício e do assessor de regulação, Vitor. Os dados apresentados mostraram o quanto o município cresceu em assistência à saúde, mesmo tendo a receber do estado o montante de quase R$ 10 milhões. Este valor, que vem sendo sequestrado pelo governo estadual, é fundamental para a manutenção da atenção básica de saúde e demais procedimentos de alta e média complexidade.

Por fim, Ademir Gobira, com base em todas as informações apresentadas, deixou claro ao promotor que o executivo municipal vem realizado um trabalho sério e transparente e, que, a despeito das todas essa situação apresentada, grandes passos estão sendo dados. Disse ainda da grande dificuldade que o município enfrenta em prestar os serviços básicos a população como também em manter em dia a folha de pagamento devido à irresponsabilidade do governando do Estado de Minas Gerais, que tem se apropriado indevidamente dos repasses constitucionais devidos aos municípios

“Na oportunidade apresentamos também com dados todos os impactos que a atual crise financeira que assola os municípios mineiros têm ocasionado na vida dos nossos munícipes, principalmente na Secretaria de Educação com atrasos nos repasses do Fundeb” disse o prefeito.

“O nosso compromisso é lutar com todas as nossas forças para defender os interesses de nossa querida Almenara, dos seus munícipes e de todos os nossos servidores.
Juntos, certamente venceremos” pontou Ademir.

Prefeito solicitou a Moisés o apoio jurídico no sentido de ajudar nas demandas que o município tem contra o Estado nas vias judicias.

Após ouvir todas as colocações dos presentes, Dr. Moisés Batista Abdala se mostrou otimista em relação à seriedade que a administração municipal vem tendo deste o início dos trabalhos em 2017, em especial a forma como as coisas vêm sendo administrada nesse momento de crise. Segundo o promotor, “este é um momento onde todos precisam ter boa vontade em entender a situação”.

 William Fróis

Gerência de Comunicação e Marketing