Três pessoas foram presas na manhã desta terça-feira (27) durante a operação Tarja Preta que investiga fraude na aquisição de materiais hospitalares e medicamentos em Teófilo Otoni entre os anos de 2014 e 2015.

Segundo a Polícia Civil, a fraude teria sido realizada por dois funcionários da prefeitura de Teófilo Otoni, sendo um deles secretário municipal de saúde na época, e por dois empresários do ramo farmacêutico em Caratinga. A ação foi realizada nas duas cidades e a polícia não informou quem são os presos.

De acordo com a órgão, foram expedidos cinco mandados de busca e apreensão e quatro de prisão temporária, mas um dos investigados está fora do país. Também foi expedido mandados de sequestro e bloqueio de bens e valores dos investigados, visando restituição de R$ 1,5 milhão aos cofres públicos.

O delegado regional Washington Souza Filho informou que as investigações começaram há cerca de dois anos. “A medida que nós investigávamos ia revelando o esquema, no qual realizavam fraude nas licitações para a compra de medicamentos. Alguns desses medicamentos possuíam preços superfaturados, outros sequer eram entregues, mas o pagamento era realizado”, revela o delegado.

Os investigados podem responder pelos crimes de dispensa de licitação fora das condições previstas em lei, associação criminosa, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e corrupção passiva e ativa.

O G1 não conseguiu contato com representante da administração anterior.