Construído para ser utilizado pela população em um dos pontos de maior circulação da cidade, os banheiros públicos do Empório Popular do Mercado Municipal de Araçuai; no Vale do Jequitinhonha (MG) estão fechados há pelo menos seis meses;  sem previsão para reabertura; conforme aviso afixado na entrada. No local existem bares e restaurantes


Nos sábados, número de usuários se multiplica. Falta de banheiros provoca indignação.

Nos sábados, número de usuários se multiplica. Falta de banheiros provoca indignação.

“O mercado municipal é uma referência. É aqui que a gente encontra as pessoas, resolve assuntos. Antigamente esse banheiro era bonitinho e todo arrumado. Agora nem abre mais. Isso aqui tem que cumprir uma função social e precisamos que volte a funcionar”, diz o aposentado Luis de Souza, que ficou decepcionado ao se deparar com a porta trancada. “Vou ter que pedir para usar o banheiro em alguma loja. Muito triste essa situação” reiterou.

 

Ficamos com vergonha de toda hora pedir banheiro emprestado para lojistas- diz Fabiana Roque.

Ficamos com vergonha de toda hora pedir banheiro emprestado para lojistas- diz Fabiana Roque.

Para a comerciante Fabiana Roque, que há  9 meses serve refeições em um dos box do Empório Popular, a situação exige uma explicação. “O prefeito não teve respeito com a gente. Nós que passamos o dia todo aqui; temos de pedir emprestado o banheiro de lojas e farmácias, mas eles não tem obrigação de nos ajudar e não é toda hora que conseguimos. Já fui até furtada aqui, quando precisei sair”, desabafou.

 

Aviso de interdição e propagandas eleitorais na porta dos banheiros, surpreendem usuários.

Aviso de interdição e propagandas eleitorais na porta dos banheiros, surpreendem usuários.

 

A  situação é precária no local:  mau cheiro, sanitários destruídos, sujeira e lixo. Na porta, um aviso de interdição e propagandas eleitorais de candidato a deputado estadual pelo PT- partido do prefeito; surpreendem os usuários.

“ A maioria está fazendo suas necessidades no canto da parede, homens e mulheres. O prefeito não vê isso.  Falaram pra gente que o dinheiro para esta reforma já estava na conta, mas ninguém nunca viu.”, estamos revoltados, diz a comerciante. 

José Adauto, aposentado que frequenta o local, diz que a situação é absurda e que soube através dos comerciantes que o argumento usado pelo prefeito é que o mercado será reformado. “Todo mundo pode precisar usar um banheiro quando está na rua. Será que a prefeitura não tem condição de consertar isso antes dessa tal reforma?. Como é que tem dinheiro para fazer micareta? destaca o aposentado. ( A prefeitura liberou em setembro; R$ 250 mil para uma empresa privada realizar a Micareta da cidade)
Com as portas lacradas o que se vê é a  indignação e revolta com a situação. Quem necessita usar banheiro público; precisa se deslocar para o interior do mercado; onde no final existem outros banheiros. " É contramão quem está aqui no Empório se deslocar até o final do mercado, para encontrar um banheiro. Muito longe"; reclamam os usuários.

“Até pensei que tinha vindo ao lugar errado quando vi a porta fechada. O mais preocupante é que tem pessoas com deficiência que param aqui para esperar o ônibus e precisam usar o banheiro. Falta bom senso. O banheiro público é uma necessidade. O prefeito tem que levantar da cadeira e ir às ruas para conhecer a realidade da cidade”, diz o aposentado José Adauto; residente no Bairro Esplanada.

 

Aposentada Maria Emília diz que situação é constrangedora.

Aposentada Maria Emília diz que situação é constrangedora.

 

Esta situação está prejudicando todos os comerciantes que trabalham com alimentação aqui no empório.Muitas vezes temos que deixar os fregueses lavarem as mãos na pia de nossas cozinhas. Isso é ruim. “ Estou operada e tenho que caminhar até a rodoviária quando preciso ir a um banheiro porque os lojistas já não estão aceitando que o banheiro deles sejam utilizados. É constrangedor”, lamenta Maria Emília Soares de Sousa, uma aposentada de 62 anos. A filha dela aluga um dos box do empório para fornecimento de refeições.

Procurado pela reportagem, o médico e eventual prefeito Armando Paixão (PT), através da Assessoria de Comunicação; não se pronunciou.