Neste sábado (20), o terceiro de outubro, é celebrado o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita em todo o país, e, em alusão a data, algumas prefeituras das principais cidades do Leste de Minas realizam uma programação gratuita. Em Ipatinga e em Governador Valadares, as ações de combate à sífilis serão realizadas nesta sexta-feira (19). Já em Timóteo, as ações de combate à doença serão feitas neste sábado (20).

Em Ipatinga, serão realizados testes por profissionais do Centro de Controle de Doenças Infecto Parasitárias (CCDIP). Os interessados em realizar o exame devem comparecer ao CCDIP, que fica na rua Governador Valadares, nº 45, no Centro da cidade, de 7h30 às 17h30, com um documento com foto. Além do mutirão de testes, haverá orientações de prevenção, distribuição de preservativos e material educativo.

De acordo com dados do Departamento de Vigilância em Saúde de Ipatinga, houve um aumento no número de infectados com a sífilis neste ano em relação ao ano passado. Até setembro deste ano, já haviam sido registrados 360 casos de pacientes infectados. Durante todo o ano de 2017, o número de infectados registrados era de aproximadamente 335 doentes.

Em Governador Valadares serão disponibilizados testes rápidos em 12 unidades de saúde da cidade das 13h às 16h. A ação será realizada nas unidades dos bairros Vila do Sol, Vila dos Montes, Santa Rita 2, Jardim Pérola, Turmalina 2 e 3, Mãe de Deus 1 e 2, Altinópolis 1 e 2, São Raimundo 1 e 2, São Pedro 1 e 2, Santa Helena 1 e 2, Centro e Carapina 1. Até setembro deste ano já haviam sido registrados 80 casos de sífilis congênita no município.

Já em Timóteo, a ação será realizada neste sábado (20) na Tenda da Saúde de 8h às 12h na Praça 1º de Maio, no Centro da cidade. Haverá o serviço de orientação sobre sífilis e a disponibilização de exames de testes rápidos para detecção da doença de 8h às 11h. No local, também estão sendo repassadas informações sobre o Caminhão da Mamografia, que realizará exames gratuitos para mulheres de 50 a 69 anos a partir do próximo mês.

  Testagem
De acordo com o Ministério da Saúde, todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis. A doença pode ser transmitida através de relações sexuais, do compartilhamento de agulhas ou seringas ou da mãe infectada para o bebê, durante a gravidez ou no parto. O exame é gratuito e pode ser feito nas unidades de saúde durante todo o ano. Os testes são rápidos, a execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos.