18 de Out de 2018

A prefeitura de Almenara, por meio do Programa Saúde da Família (PSF) do Bairro Cidade Nova promoveu, na manhã desta quinta-feira, 18 de outubro, um encontro com os moradores do bairro para orientá-los acerca da prevenção do câncer — principalmente o de mama.

Várias palestras foram ministradas por profissionais da saúde abordando o tema da prevenção como a melhor forma de combater aos diversos tipos cânceres. Além disso, uma equipe realizou testes de glicemia, aferição de pressão arterial e orientação sobre cuidados básicos da saúde.

Para a acadêmica de medicina da UFMG, Juliana Venâncio Barbosa, que atende no PSF, estas ações têm como ponto fundamental a informação sobre o assunto. “De posse desta informação a população saberá prevenir e buscar o tratamento adequado e no momento certo. Uma boa alimentação, pratica de exercício físico, moderação no consumo de bebidas alcoólicas são os primeiros passos para a prevenção do câncer” disse Juliana.

Além disso, Juliana orienta sobre os cuidados na terapia hormonal pós-menopausa. Segundo especialistas, ex-pacientes de câncer de mama que faziam terapia de reposição hormonal eram mais propensas a desenvolver um novo tumor nas mamas ou terem recidiva da doença do que mulheres que não realizavam a terapia hormonal. Neste caso, a orientação é seguir a recomendação de um especialista.

Para o prefeito Ademir Gobira, estas ações custam menos e salvam mais, pois, segundo ele, a prevenção é e sempre será o melhor remédio. Disse ainda que a prefeitura estará sempre à disposição da população para as ações de prevenção e tratamentos das doenças com atenção focada no câncer.

Ao final do encontro, para deixar o dia ainda mais festivo, um delicioso lanche foi servido para os presentes e diversos brindes sorteados entre eles.

William Fróis
Coordenador de Comunicação e Marketing