Sofrendo com período de seca nos últimos 11 meses, a prefeitura de São Geraldo do Baixio, no este de Minas, decretou situação de emergência. Na prática, essa medida busca o reconhecimento do poder público de situação anormal, provocada por desastres, causando danos possíveis de serem superados pela comunidade afetada; a cidade tem pouco mais de 3.960 habitantes.

Há pelo menos quatro dias a situação se agravou na cidade. O córrego São Geraldo, que abastece a cidade está seco. Os poços artesianos não dão conta de abastecer toda a população. O abastecimento dos moradores é feito exclusivamente por caminhões-pipa. Para conter os danos da falta de água, a prefeitura buscou ajuda de cidades vizinhas e autoridades.

“Para uma ação de resposta imediata, pedimos ajuda da Defesa Civil e da 8ª Região da Polícia Militar em Governador Valadares, que tem nos ajudado na medida do possível. Munícipios vizinhos disponibilizaram caminhões-pipa para nos ajudar. Resplendor, Central de Minas e Galiléia que também nos enviou água tratada. Os produtores rurais também têm fornecido água, além do nosso caminhão que está fazendo o abastecimento da população”, declarou a coordenadora da Defesa Civil, Euzana de Fátima.

De acordo com Euzana, a prefeitura levou um projeto para Brasília, buscando ajuda federal para uma solução definitiva para o abastecimento em São Geraldo do Baixio. “Levamos o projeto para Brasília, para o Ministério da Integração Nacional e para a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Temos um projeto de barragem para captação de água em outro local. O solo do nosso córrego é arenoso, ele seca e os postos artesianos não abastecem a cidade toda. Como não chove há 11 meses, nosso recurso hídrico acabou”, concluiu.

Córrego que abastece a cidade está seco â?? Foto: Ronalt Lessa/InterTV dos Vales

Córrego que abastece a cidade está seco