Suportar o calor dos últimos dias não tem sido tarefa fácil para o montes-clarense. Os termômetros já passaram dos 33 graus, com previsão de chegar a 37 graus. Para aguentar a temperatura sufocante em plena primavera, haja água, sorvete e sucos. E quem é que não gosta de um ambiente refrigerado?

O sol a pino já refletiu até no comércio. A procura por ar-condicionado, ou para manutenção do equipamento, dobrou em lojas da cidade. Segundo Lucas Fiuza, representante de uma dessas empresas, no início de setembro eram feitas manutenções em cerca de três aparelhos e eles recebiam dez pedidos de orçamentos. Neste mês a procura praticamente dobrou.

“O telefone não para de tocar. As pessoas nos procuram querendo comprar ou fazer a manutenção e limpeza do produto”, conta Lucas. Ele espera que a demanda aumente ainda mais até dezembro.
 
SORVETERIAS
E não há como pensar em calor sem imaginar sorvete. Felicidade para Daniel Martins, proprietário de uma marca da guloseima na cidade. Ele afirma que houve um aumento de 15% nas vendas nesta semana em relação à última de setembro. “Estamos atendendo normalmente a demanda, mesmo com o aumento”, diz o comerciante.

E a expectativa é a de que as vendas melhorem ainda mais – alta de 20% – até o fim do ano, com a tendência de temperaturas mais altas com a chegada do verão. “A crise está dando uma aliviada, então estamos confiantes que tenha esse aumento”.

O otimismo também toma conta dos lojistas e ambulantes que vendem água. Basta dar uma curta caminhada pelo Centro da cidade para entender o motivo: quase todo mundo está com uma garrafinha na mão.

Vendedor em uma distribuidora do produto, João Vitor dos Santos diz que a empresa ainda nem calculou o aumento que o calor e o tempo seco geraram nas vendas. “Aumentou bastante. Não tem nem como contar quantos galões de água saem aqui por dia”.
 
PREVISÃO
O refresco não chega tão cedo. A previsão é a de temperaturas altas até domingo, com variações de 33 a 37 graus, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climático da Unimontes.

Juntamente ao forte calor, a umidade relativa do ar fica baixa, com os índices variando de 26% a 40% – abaixo do nível de conforto estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“A temperatura tende a aumentar com a proximidade do verão e a probabilidade de chuva é pequena durante este mês”, explica o meteorologista Renan Laughton.
 
CUIDADOS
A nutricionista Éryka Jovânia Pereira alerta que é essencial reforçar a hidratação e dar preferência a alimentos mais leves. “É recomendado o mínimo de dois litros de água por dia e evitar bebidas açucaradas e frituras. O ideal é optar pelas frutas, água de coco e uma alimentação leve para auxiliar na hidratação”.

O uso de umidificadores de ar no quarto ajuda a melhorar a qualidade do ambiente, ressalta a nutricionista. Ela lembra, no entanto, que uma bacia com água ou toalhas molhadas também cumprem esse papel, ajudando a respiração na hora de dormir.