O Hemocentro Regional de Governador Valadares, no Leste de Minas, está com estoque de sangue abaixo da média e a situação mais crítica é em relação ao sangue tipo O positivo. Segundo o Hemominas, atualmente por dia o banco possui 78 bolsas desse tipo de sangue, quando o ideal necessário para a demanda regional seria 150, o que representa 60% do estoque.

Além do baixo número de doações que dificultam a manutenção do banco de sangue, o tipo sanguíneo O positivo é um dos que mais exigem demanda. Quem tem esse tipo de sangue é considerado como doador universal e pode doar para qualquer pessoa.

O Hemominas é o principal banco de sangue da região e atende 50 munícipios dos Vales do Rio Doce, Mucuri, Aço e Jequitinhonha. “Além de atender os hospitais, nós também atendemos pacientes que precisam desse sangue por causa de doenças como a leucemia”, explicou a coletora de doação Eliana Martins.

O Hemominas de Governador Valadares fica na Rua Barão do Rio Branco, 707 no Centro. Os horários para doação é de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h. Os interessados em realizar a doação em outras cidades devem procurar os hospitais que são ponto de captação do sangue e transportam para Valadares.

Para doar, é preciso ter mais de 16 anos, pesar mais de 50kg, estar em condições plenas de saúde, não passar por tratamento médico ou uso de medicamento contínuo, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h. Os critérios são exigidos pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No momento da doação, também é necessário apresentar um documento oficial com foto.