O Projeto Piloto, idealizado pela ANATER (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural) e executado no Município de Almenara por meio da Emater-MG, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Câmara Municipal de Almenara, teve seu primeiro Dia de Campo (Gestão e Organização da Propriedade Ruralnessa quarta-feira, 15 de agosto, na Fazenda Arco-íris, propriedade rural de Vanderlan Gonçalves Dias.

Na propriedade em tela foi desenvolvido um projeto de fruticultura irrigada (microaspersão/automática) protagonizado pela cultura da banana-prata anã (mudas clonadas), onde a plantação atinge a 2 hectares e meio, num consorciamento com feijão-carioca.

As atividades agrícolas na Fazenda Arco-íris se estendem a outras culturas, tais como mamão Hawai, abacaxi, horticultura (cenoura, beterraba, pimentão, alface e couve) e suinocultura, o que tem sido espelho a outros agricultores familiares de Almenara e região.

O Dia de Campo obteve explicações pormenorizadas e palestra ministrada por Milvio Cardoso Laranjeira, extensionista da Emater-MG, auxiliado por Milene Ângelo (também extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais).

O Projeto de Fruticultura irrigada planejado na propriedade de Vanderlan Gonçalves Dias é pioneiro na questão da agricultura familiar no Baixo Vale do Jequitinhonha e tem financiamento do Pronaf via Banco do Brasil.

As atividades desenvolvidas na Fazenda Arco-íris foram acompanhadas por vários agricultores familiares e projeto vai atender a 20 famílias do município de Almenara, inclusive com outros quatro Dias de Campo.

Ressalte-se que o projeto de bananicultura da Fazenda Arco-íris levará um ano para começar a produzir sua primeira safra (colheita/maio de 2019) e o feijão tem produção prevista para um período de cerca de 60 a 70 dias (colheita/outubro/2018)

O Dia de Campo obteve o apoio do Legislativo Almenarense e contou com as presenças dos Vereadores Romércio Oliveira Gobira (Presidente da Câmara Municipal de Almenara) e de Marconi Pereira Fores (Secretário da CMA), além do Prefeito Ademir Gobira, Vanda Miranda (Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente), Valdech Bahia (Presidente do CMDRS), Lorena Ferraz (PAA), entre outros.

Fomentar as atividades projetadas pelos agricultores familiares tem merecido atenção especial da atual administração pública municipal, sempre com o apoio e incentivo da Câmara de Vereadores de Almenara.