Com intervenção e atuação decisiva do deputado Zé Silva, como Secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais, ao liderar a mobilização, principalmente junto ao Governo do Estado, a Escola Família Agrícola (EFA) Bontempo de Itaobim permanece viva e a serviço dos moradores do Vale do Jequitinhonha.

Construída pelos próprios trabalhadores rurais, em terreno doado em regime de comodato por tempo indeterminado pela Fundação Brasileira de Desenvolvimento (FDB), a EFA Bontempo passou por um processo de litígio quanto à propriedade do terreno, em ação movida pela própria FBD, correndo o risco de fechar suas portas e deixar sem aula filhos de trabalhadores rurais de 23 municípios do Médio e Baixo Jequitinhonha. Caso fechasse as portas, a EFA deixaria para trás a chance de profissionalização de centenas de jovens que cursavam o Ensino Médio e Profissional Técnico em Agropecuária.

Mas a escola, com apoio de toda a comunidade, lutou bravamente para evitar seu fechamento. E o deputado federal Zé Silva foi uma das lideranças desse movimento que garantiu que o Estado tomasse as medidas legais cabíveis para que a escola continuasse com a comunidade, sem prejuízo aos estudantes e suas famílias.

Para o deputado, valeu a luta e o engajamento de toda a comunidade. “A consolidação e desenvolvimento dessas escolas sempre contaram com nosso apoio, como extensionista, como filho de família do campo, como estudante em escolas rurais, e como parlamentar comprometido com as causas das populações rurais de nosso Estado e de nosso País. Essas Escolas também sempre tiveram o apoio, o carinho, o respeito e a luta de líderes religiosos da grandeza de Dom Luciano Mendes de Almeida, de expressivas lideranças políticas e, principalmente, das comunidades rurais, que compreendem a necessidade de uma escola mais em acordo com sua cultura, suas demandas, suas aspirações e suas condições sociais. A EFA é do povo do Vale, é um patrimônio fundamental para o futuro dos jovens e de toda a comunidade da região, e estamos orgulhosos dessa luta e dessa conquista”, comemora o parlamentar mineiro.