A Prefeitura de Santana do Paraíso decretou nesta terça-feira (14) o ponto facultativo para os próximos três dias. De acordo com o decreto municipal, será ponto facultativo na quarta-feira (15), na quinta-feira (16) e na sexta-feira (17). Dentre os motivos que levaram a prefeita Luzia Teixeira de Melo (PRB) a decretar o ponto facultativo para as repartições públicas da cidade, está o feriado municipal de Assunção de Nossa Senhora, comemorado nesta quarta-feira (15) em alguns municípios, porém, em Santana do Paraíso não é celebrado este feriado.

decreto municipal n° 771 define o ponto facultativo nas repartições públicas do município, “considerando que no dia 15/08/2018 é feriado municipal nas cidades vizinhas, bem como na capital mineira”, afirma.

As cidades vizinhas como Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, onde o feriado é comemorado, informaram que não vão definir o ponto facultativo para a quinta-feira e não informaram se vão determinar o ponto facultativo para esta sexta-feira novamente.

Outro ponto levado em consideração pela prefeita foi a alegação de falta de repasses do governo estadual. Nas duas últimas sextas-feiras, algumas prefeituras a região Leste de Minas Gerais fizeram o decretado e interromperam oficialmente os serviços públicos. De acordo com os prefeitos destas cidades, a atitude é uma tentativa de pressionar o governo para que sejam feitos os repasses de recursos para os municípios, além de ser uma forma de economia para os cofres públicos.

Conforme o documento, o ponto facultativo não se estende aos serviços públicos essenciais, como serviços de urgência e emergência, limpeza urbana e plantão da saúde. As escolas municipais funcionarão normalmente na quarta e quinta-feira.