Os servidores municipais de Almenara, seguindo o que todos os municípios mineiros fizeram nesta manhã de sexta-feira, 10 de agosto, fizeram um grande protesto na Praça Hélio Rocha Guimarães para mostra a indignação com o descaso que o governo de Minas Gerais vem tendo com gestores municipais, sobretudo contra a categoria.

Desde abril deste ano que os repasses constitucionais vêm sofrendo atrasos e comprometendo diretamente as atividades municipais. A dívida com os municípios já chega a R$ 7,6 bilhões e as prefeituras já não têm mais como arcar com os serviços básicos e essenciais à população. A mobilização busca cobrar uma postura firme do Estado no sentido de pagar o que é devido, em especial o FUNDEB, que já ultrapassa R$ 2 bilhões, que inviabiliza o pagamento dos servidores da educação nos municípios.

O objetivo dos movimentos é evitar um colapso nos caixas das prefeituras mineiras e paralisação de serviços em todas as áreas fundamentais — saúde, educação e assistência social — as mais afetadas pela falta de repasses de recursos do Estado aos municípios. Precisamos da união de todos.

A partir de agosto os prefeitos não terão como quitarem os compromissos financeiros dos municípios. Por isso foi preciso mobilizar e mostrar à população o que está acontecendo, pressionar o governo de Minas e acabar de vez com essa dívida, pois, o dinheiro do Fundeb é do povo, constitucionalmente, de direito dos municípios.

O prefeito de Ponto dos Volantes, Leandro Santana, esteve em Almenara e acompanhou, ao lado de Ademir Gobiraprefeito de Almenara, a movimentação na praça. Leandro Santana mostrou-se solidário com a causa que ele também tem levantado em sua cidade. Como um dos grandes mobilizadores da UMVALE — União dos Municípios do Vale do Jequitinhonha, Santana disse que esta luta é uma luta coletiva com a única finalidade de garantir direitos constitucionais.

Ademir Gobira ressaltou a importância da união neste momento caótico em que passa as prefeituras e disse estar disposto a tudo para defender o povo de Almenara. Conhecido pelo seu temperamento aguerrido, prefeito, mais uma vez, disse que entre a população e um governador ele estará sempre do lado do povo.

Fundeb

Até o dia 21 de agosto, os prefeitos devem se reunir com os conselhos do Fundeb e professores para apresentar a situação dos seus municípios com o atraso dos repasses do Estado para o Fundo, o que pode gerar o não pagamento dos salários dos servidores municipais da Educação.