Parlamentares, quero, neste momento, comemorar uma conquista para o Vale do Jequitinhonha e, ao mesmo tempo, agradecer ao Presidente da ANATER, o extensionista rural Valmisoney, e, na pessoa dele, a toda a direção da ANATER, por ter atendido o nosso pedido de reestruturar e voltar a ter o queijo cabacinha como projeto prioritário da assistência técnica e extensão rural da EMATER de Minas Gerais.

O queijo cabacinha tem a tradição, tem a história do povo do Vale do Jequitinhonha. Quem passa pela BR que liga Minas Gerais à Bahia vê o trabalho dos agricultores, fazendo um produto que tem a história e também uma carga muito importante da luta e do trabalho do povo do Vale do Jequitinhonha.

Fiquei feliz ao receber nesta Casa o Presidente da EMATER, especialmente os meus colegas extensionistas Emerson, Arthur, Cristiano, Mílvio, Dajas e Terence, que representam muito bem ali a luta dos nossos queridos colegas extensionistas, que fazem do trabalho da extensão rural a maneira com que as políticas públicas possam chegar aos agricultores e agricultoras daquela região.
Nós iniciamos o projeto do queijo cabacinha ainda como Presidente da EMATER, quando foi feita a caracterização da região produtora do queijo cabacinha. Depois, como Secretário de Estado, tivemos a oportunidade de homologar a criação dessa região. E, agora, foram liberados recursos da ordem de 1 milhão de reais para contratação da assistência técnica e apoio aos agricultores.
Incluímos também um pedido importante dos Municípios da região da Serra Geral, especialmente do agricultor familiar e Vereador Tonão do Paraguai, lá da cidade de Porteirinha, que lidera um movimento também de fazer com que os queijos artesanais da Serra Geral possam ser comercializados de maneira clara, principalmente para que o agricultor consiga ter o seu produto reconhecido.

Tramitou nesta Casa, Deputado Alceu Moreira, projeto de lei de minha autoria, propondo o marco regulatório para os queijos artesanais, fundamental para destravar a legislação. O Deputado Valdir Colatto, outro colega de profissão, foi Relator desse projeto e nos ajudou a melhorá-lo.

E com esse recurso de 1 milhão de reais que viabilizamos com a ANATER para contratar assistência técnica, para apoiar a melhoria das condições de trabalho dos nossos colegas extensionistas da EMATER de Minas Gerais, eu tenho certeza de que o queijo cabacinha, que tem a história, a tradição e a luta do povo do Vale do Jequitinhonha poderá ser vendido tranquilamente, sem nenhum problema e restrição, assim como também os queijos produzidos de forma artesanal lá na Serra Geral, na região de Porteirinha, Janaúba, Nova Porteirinha, até Montezuma, que fica na transição do Norte de Minas Gerais com o Alto Rio Pardo.
14:32

Portanto, quero agradecer à Direção da EMATER, que aceitou esse nosso projeto e aceitou essa nossa demanda, já que recebeu mais de 8 milhões de recursos na nossa ação parlamentar para a aquisição de veículos, equipamentos, para melhorar as condições de trabalho e valorizar os meus colegas extensionistas das Minas gerais. Valorizando a extensão de Minas eu tenho certeza de que toda a extensão rural brasileira também será valorizada.

Agradeço e cumprimento a ANATER pelo trabalho brilhante, toda a sua equipe, toda a direção, por também apoiar não só os queijos artesanais, mas também o projeto do Helder , a assistência técnica e a extensão rural. A ANATER é a chama da esperança de nós reconstruirmos a extensão rural brasileira e garantirmos a universalização desse serviço. Eu tenho afirmado que o extensionista é, talvez, a primeira ou a última esperança do agricultor de ter a presença do Estado com políticas públicas fundamentais para mudar o Brasil, especialmente neste momento muito importante da política. A política é boa, depende de quem faz.