O cartório eleitoral de Governador Valadares recebeu nesta quinta-feira (9) as urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de outubro deste ano. Segundo o órgão, foram recebidas cerca de 750 urnas, mas devem ser usados aproximadamente 600 equipamentos durante o pleito.

O chefe de cartório Jean Faria explica que os itens a mais são reserva, para caso alguma urna apresente defeito. “Recebemos a mais por garantia. Agora vamos aguardar as orientações do Tribunal Regional Eleitoral, que vai nos dar as datas para inserir os dados dos candidatos e eleitores”, disse.

Segundo ele, todos os equipamentos possuem leitor biométrico, apesar da biometria ainda não ser exigida em Governador Valadares. A cidade conta com cerca de 35 mil eleitores (17%) que possuem o cadastro das digitais. Mesmo não sendo obrigatória, a biometria poderá ser utilizada pelos eleitores que estão cadastrados.

Jean Faria aponta ainda que já estão sendo emitidas pelos Correios as cartas de convocação de mesários, mas os interessados em trabalhar nas eleições ainda podem se inscrever no cartório ou no site do TRE.

“Essas inscrições nunca se encerram porque sempre é necessário substituir algum mesário, sempre tem alguém que se mudou da cidade e não poderá atuar novamente. Por isso continuamos selecionando”, afirma.

O treinamento para os mesários em Governador Valadares está previsto para começar a partir do dia 22 de agosto.