O corpo clínico do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, interrompeu temporariamente a paralisação dos atendimentos eletivos de cirurgias, internações, consultas e exames realizados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a Fundação São Francisco Xavier (FSFX), responsável pelo hospital, uma assembleia extraordinária realizada na noite dessa quarta-feira (1°) definiu a volta dos atendimentos por 72 horas, ou seja, até a próxima terça-feira (7), quando será feita nova deliberação.

Segundo a FSFX, o corpo clínico do hospital decidiu atender a solicitação de representantes dos municípios do Vale do Aço, voltando a prestar os atendimentos enquanto eles tentam negociar a regularização do pagamento da dívida do Governo do Estado, que é de R$ 32 milhões, segundo a Fundação. Conforme o superintendente do Hospital Márcio Cunha, Mauro Oscar Souza Lima, até o momento a única manifestação feita por parte do governo estadual sobre a situação foi contestando o valor da dívida, o que ele declarou ser um equívoco.

Ainda de acordo com a FSFX, os médicos destacaram o compromisso junto ao SUS, mas reiteraram que, caso as negociações quanto ao pagamento não evoluam, os serviços eletivos destinados aos pacientes do serviço público podem voltar a ser paralisados até que a dívida seja quitada ou até que seja apresentado um cronograma para realização dos pagamentos.

Entenda o caso
Na última terça-feira (31), o corpo clínico do Hospital Márcio Cunha paralisou os atendimentos eletivos pelo SUS. De acordo com a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) a paralisação foi motivada por dívidas do Governo de Minas Gerais com pagamento de recursos, acumuladas ao longo dos últimos três anos.