A Prefeitura Municipal de Ipatinga já emitiu 829 autos de infração contra o descarte irregular de lixo só nos seis primeiros meses deste ano. De acordo com dados do Departamento de Meio Ambiente (Demam) da cidade, as principais irregularidades são o descarte de entulho, terra ou poda de árvores em via pública.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), em 2018 já foram recolhidos mais de 19 mil toneladas de entulho e 1.121 de bocas de lobo foram limpas em toda a cidade.

Os bairros que apresentaram a maior demanda para retirada de entulho foram Bom Jardim, Bethânia e Veneza, onde o volume chegou a ultrapassar seis mil toneladas; destes locais saíram boa parte dos autos de infração. “Nós temos os fiscais. Antes de fazer a limpeza, retirar o lixo, eles fazem aquele trabalho de olhar se tem alguma prova, alguma coisa que nos indique o possível infrator. Esse trabalho junto com a fiscalização tem trazido sucesso para a gente”, afirma o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Gilmar Luciano Alves.

A prefeitura só faz recolhimento do lixo doméstico, dessa forma o descarte de entulho deve ser feito por meio de empresas credenciadas. Caso algum morador flagre o descarte irregular de lixo, pode fazer uma denúncia anônima através do número (31) 9 8587-5724. A prática de jogar lixo e entulho em áreas públicas e de preservação ambiental, praças e nascentes é crime, com previsão de multa.