Um garoto, de 14 anos, protagonizou uma atitude digna de elogios, na tarde deste sábado (19), em Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha. O adolescente encontrou uma carteira de bolso contendo certa quantia em dinheiro e documentos pessoais. O menino foi até ao Quartel entregar o achado.
 
De acordo com o Tenente Valdir Selis, Édison Moreira Barbosa, compareceu sozinho ao Quartel da PM de Pedra Azul e relatou ter encontrado, nas proximidades da Prefeitura da cidade, uma carteira de bolso.

“Eu achei muito bonito o gesto do menino, porque ele chegou sozinho e falou: [‘Ou Polícia eu achei essa carteira ali e vi que tem um dinheiro dentro’]. Foi uma atitude digna de homenagem. Junto com ele conferimos a quantia de R$693,00 em dinheiro e documentos pessoais”, descreve o Tenente.

 

Após isso, o militar postou a identidade do proprietário no grupo Rede de Comércio Protegido, que tem mais de 200 comerciantes, e imediatamente identificaram o dono como sendo um trabalhador de uma pousada da região.


“Em meia hora o homem já estava vindo buscar a carteira e era muito mais prático para mim, entregar a carteira e resolver, mas, como forma de valorizar a honestidade do adolescente eu entrei  em contato com a mãe dele e fiz o convite para que o próprio menino participasse da entrega da carteira ao dono, para que novas atitudes como a dele surgissem” afirma Valdir Selis.

 


Segundo o militar, na próxima sexta, será realizado, no colégio do adolescente, um Ato Cívico, onde o garoto irá hastear a bandeira do Pavilhão Nacional, além de receber também uma homenagem e um Diploma de Amigo da PMMG. Ele também será convidado a participar do evento de aniversário da PM no dia 9 de junho.
 
O militar destaca que, exemplos como este devem ser enaltecidos e valorizados, de modo a servir de maneira positiva para toda a sociedade, como formação de cidadãos honestos de bem  e que sirvam de exemplo para  comunidade junto com as autoridades.

Motivo de orgulho

A mãe de  Édison, Ilza Maria Moreira Barbosa, é professora da Rede Municipal de Ensino e está muito orgulhosa da atitude do filho, pois segundo ela, o menino estava indo comprar um lanche para levar para um evento de karate que ele iria participar em outra cidade.


“Eu sempre eduquei  meus filhos para querer apenas o que é deles, e a primeira preocupação que ele teve foi ir à Polícia e devolver ao dono. Isso vai servir de exemplo para os nossos jovens, é igual a história do beija-flor que tentou apagar o incêndio sozinho, um pouquinho aqui e outro ali , quem sabe um dia a gente não chega lá”, afirma a mãe.


O dono da carteira que também se chama Edilson, disse que irá presentear o jovem como forma de reconhecimento e gratidão.