A cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, aquece o comércio gastronômico com o primeiro Festival Comida de Boteco. Ao todo, 8 estabelecimentos participam do festival realizado pela prefeitura da cidade. A disputa começou no dia 16 de maio e vai até o dia 25 do mesmo mês.

Evento objetiva a promoção da agricultura familiar e divulgação dos estabelecimentos da cidade, com os seus diferentes tira-gostos e especialmente para o evento, pratos que contenham como ingrediente obrigatório a mandioca ou os seus derivados.

No primeiro dia de competição os botecos receberam centenas de pessoas que buscavam conhecer os pratos concorrentes. Em alguns lugares o movimento foi tão grande que faltou ingrediente para os preparos.

A proprietária do Bocão Pizzaria, Márcia Campos Silva, que concorre com o prato “Segredo do Vale”, disse que já foram servidos cerca de 50 porções em menos de três dias de competição. Márcia disse que “O festival veio para melhorar as vendas e aquecer o comércio gastronômico na cidade. Estou muito feliz em participar desta grande festa”.

O Varanda do Espeto, comandado pelo casal Rosivaldo e Suzie, concorrendo com o prato “Trem bom da terra”, já foram servidos cerca de 100 pratos nos primeiros dias. No kinkas Bar, com o prato “Bofe à moda do Kinkas” já foram vendidos cerca de 50 quilos de bofe e a expectativa é que o movimento dobre os pedidos dos tira-gostos.

PREMIAÇÃO

Além de levar uma grana extra com as vendas, os botecos querem o título de melhor prato na cidade. E para decidir quem vai levar a melhor a prefeitura fará duas avaliações. Uma feita pela comunidade através de uma plataforma virtual e outra por uma comissão que já estão a visitar os estabelecimentos.

AVALIAÇÃO POPULAR

A avaliação popular será realizada pelos clientes dos estabelecimentos, através de formulário eletrônico, disponibilizado no site do município, no endereço eletrônico www.almenara.mg.gov.br até 30 (trinta) minutos antes da divulgação do resultado no dia 25 de maio de 2018. Cada cliente poderá votar quantas vezes desejar e em mais de um estabelecimento. Serão avaliados pelos clientes, o estabelecimento com o melhor dos critérios abaixo:

 Melhor prato concorrente;
 Bebida mais gelada;
 Melhor atendimento.

Para votar e conhecer os pratos concorrente: (Clique aqui)

AVALIAÇÃO DOS JURADOS 

Foram designados 5 (cinco) jurados que experimentarão os pratos e darão notas avaliativas de 0 a 5 que avaliarão:

 O sabor e apresentação do prato concorrente;
 Temperatura da bebida;
 Atendimento;
 Ambiente do estabelecimento.

Os jurados e os seus respetivos suplentes foram indicados pelas entidades abaixo relacionadas:

 Poder Executivo Municipal
 Poder Legislativo Municipal
 CDL de Almenara
 Emater  Regional de Almenara
 SEBRAE

PREMIAÇÃO 

A divulgação do resultado e a premiação serão no dia 25 de maio de 2018, a partir das 20:00 h. Serão premiados os estabelecimentos que obtiverem o maior número de votos em cada critério pela escolha popular. Serão premiados pelo critério de maior soma das notas atribuídas pelos jurados, o 1.º2.º e 3.º melhor “prato concorrente” e o 1.º2.º e 3.º melhor estabelecimento na categoria soma geral. Em caso de empate, o critério de desempate será a maior soma das notas dadas pelos jurados ao critério “Ambiente do Estabelecimento”. A premiação consiste num prato de louça gravado com a logomarca e ano da edição do evento e indicação da premiação.