Depois de serem visto em praças publicas comendo pastando no jardim, animais foram vistos na noite deste domingo (05), stransitando livremente pela avenida principal da cidade de Almenara no vale do Jequitinhonha.

Moradores registraram o momento em que uma manada de cavalos comiam a grama dos canteiros central da avenida, e saindo em seguida em disparada pela a avenida trazendo preocupação por parte dos motorista e pedestres que passavam pela avenida.

Os registros feitos mostram se tratar dos mesmos animais, que já foram vistos em praças publicas pastando no jardim.

É urgente a conscientização destes proprietários para que venham a manter seus animais em local seguro, zelando assim por suas vidas e também com isso evitando possíveis acidentes envolvendo vidas humanas que trafegam pelas Ruas ou Avenida da Cidade.

De acordo com a Polícia Civil, a responsabilidade por manter os animais soltos na pista, ou à noite em espaços públicos em busca de alimento é do proprietário que irá responder civil e criminalmente se os animais provocarem acidentes além de ser um ato irresponsável, também é crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O proprietário do animal é responsável pelos prejuízos causados ao veículo, mas dificilmente paga porque o dono nunca aparece. Para a maioria dos proprietários é melhor arcar com o prejuízo do animal morto do que ter que pagar pelos danos no veículo.

A recomendação para os motoristas, é que, ao se depararem com animais nas pistas são: não buzinem nem sinalizem com os faróis, porque pode assustar o animal que pode ter reações inesperadas. Além disso, é importante fechar os vidros, passar lentamente pelo local e avisar o posto policial mais próximo.