Inúmeros famosos são reconhecidos pela chamada ‘ostentação’, seja por suas mansões e viagens caras, roupas de grife, festas, carros importados e até mesmo aeronaves. Visto como forma de demonstrar poder, o “comprar” sem o mínimo controle pode ser a maior armadilha, independente da quantia que ele possua na conta. Mike Tyson, Wesley Snipes, Chris Tucker e Nicolas Cagesão apenas alguns exemplos de celebridades que conseguiram perder milhões de dólares, tudo devido à má administração financeira.

            A assessora de investimentos da FB Wealth, Daniela Casabona, afirma que entre os principais erros cometidos por essas pessoas, a falta de planejamento com foco no longo prazo é o principal. “O famoso faz o mesmo erro de qualquer cidadão, mas em uma proporção muito maior. Essas pessoas, ao ganharem uma boa quantia de dinheiro em um determinado prazo, acabam por elevar seus custos de vida (gastos) e não ter um bom profissional cuidando de seu patrimônio”, ressalta.

               Abaixo, uma lista com os principais erros cometidos:

                1 - Gastaram em supérfluos:

           Gastar excessivamente com festas extravagantes, viagens e bens materiais desnecessários pode parecer algo inofensivo quando se tem uma boa quantia de dinheiro, mas é a partir desse ato que as pessoas costumam perder o controle financeiro e geralmente acabam perdendo tudo, ou boa parte de seu patrimônio. Podemos ver claramente este fato com os jogadores de futebol, que compram um carro caríssimo antes mesmo de terem alguma quantia guardada ou alocada em um bem.

                2 - Assessoria especializada:

          A falta de um profissional especializado pode ser prejudicial até mesmo para quem entende de negócios. É ele quem avaliará os riscos de cada investimento de forma adequada, sempre visando a proteção do patrimônio. Além disso, na tomada de decisão não existe a emoção.

                3 – Blindagem Patrimonial:

           A blindagem patrimonial consiste na proteção do patrimônio da pessoa física que possui algum tipo de participação societária. É realizada com o objetivo de evitar que o patrimônio pessoal do sócio seja atingido por dívidas da empresa ou vice e versa. É feita de forma preventiva pelo empresário que não possui nenhum tipo de débito, mas visa assegurar seus bens e direitos dos riscos incertos do seu negócio.

                4 – Casamentos:

         Muitos famosos são lembrados pelo número de vezes que já se casaram. Além do gasto exorbitante com cada festa, a separação muitas vezes traz consequências muitos ruins para o patrimônio dependendo de como foi realizada a comunhão de bens do casal. Um exemplo disso é o ex- pugilista Mike Tyson, que teve um casamento com a atriz Robin Givens com duração de apenas três meses e precisou pagar 9 milhões de euros para a ex- mulher.

               5 – Investimentos no desconhecido:

             A falta de conhecimento aumenta ainda mais os riscos do investimento. O mercado financeiro é muito amplo e oferece diversas opções de investimento, mas é preciso conhecer seu perfil de investidor antes de começar a investir. Quando se tem patrimônio, muitas pessoas à volta tentam oferecer negócios milagrosos. Foi desta maneira que milhares de pessoas, entre elas muitos famosos, entraram na pirâmide financeira chamada “Boi Gordo”. O brasileiro comum, por exemplo, confia na lábia do gerente do banco e “investe” em título de capitalização, o que é um péssimo negócio.  

                 6 – Confiar em pessoas erradas:

             Outro problema que afeta a preservação do patrimônio é confiar nas pessoas erradas. Desde as pessoas mais próximas que se passam por amigas, namoradas ou pessoas que se aproximam apenas por interesse. Muitos deles por confiarem em pessoas erradas, acabam investindo no negócio proposto por ela e então podem acabar tomando um golpe que prejudicará seu patrimônio. Um ex-piloto de Fórmula 1, muito famoso no Brasil é um caso típico daquela pessoa que investiu em negócios sem Know-How algum e perdeu muito dinheiro.

                  7 – Custo de vida:

               O dinheiro aumenta e consequentemente os gastos também. Gasta-se em festas, viagens, presentes, carros, casas e sem pensar no quanto cada bem adquirido irá lhe custar. É preciso analisar qual o gasto que aquela extravagância lhe causará se afetará diretamente o patrimônio ou não. Um carro, por exemplo, custa IPVA, Seguro e desvalorização, mesmo que este não saia da garagem. Mas o brasileiro não faz esta conta.

                  8 – Processos:

               É muito comum ver um caso de algum famoso que foi processado, seja por um funcionário, um sócio, ex-mulher ou até mesmos desconhecidos. As causas são diversas e os valores que são condenados a pagar são altíssimos. Dependendo do caso e da sentença dada pelo juiz, muitos chegam a perder quase todos seus bens para conseguir pagar o que ficou acordado na audiência.

 

                Sobre a FB Wealth

                A FB Wealth é uma empresa especializada em planejamento patrimonial, que utiliza uma metodologia usada pelos principais players internacionais e uma análise personalizada de cada cliente. A empresa trabalha com o foco na construção e crescimento adequado do patrimônio de seus clientes e a preservação do poder de compra. Diferente de muitas empresas, a FB Wealth nasceu com o potencial de ser uma das maiores do país, com o patrimônio da carteira de seus clientes superando R$ 5 bilhões.