Atingidos por barragens, organizados no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), ocuparam neste quarta-feira (14), a prefeitura de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. Cerca de 100 atingidos pela barragem do Calhauzinho das comunidades de córrego do Narciso e Salitre,  reivindicaram o direito de acesso à água.

 A  demanda é para que seja feito na prefeitura municipal um convênio junto ao governo de Minas Gerais, para que as famílias tenham acesso à água tratada e canalizada da barragem. 
A barragem foi construída pela antiga Rural Minas. Atualmente, existem mais de 100 famílias que moram a cinco quilômetros da barragem e não tem acesso a água nem para consumo e nem produção.

Após ocupação, os atingidos foram recebidos pela vice-prefeita da cidade, Dr. Rita. Em conversa com os atingidos, ela se comprometeu em fazer um ofício solicitando ao governo estadual um convênio para tratamento de água. Além da vice-prefeita disponibilizar uma cópia do projeto de captação de água da barragem do Calhauzinho. Esse documentos serão no dia 05 de abril, na reunião da Coordenação Estadual dos Atingidos com a Mesa de Diálogo do Goveerno de Minas Gerais.

Educação

Além das pautas relacionadas ao abastecimento de água, os atingidos também reivindicaram melhorias na área de educação. A vice-prefeita informou aos atingidos que ainda nasta semana chegará cadeiras e bebedouro para escola municipal.  Até dia 02 de abril darão retorno sobre reformas nos banheiros e nas salas de aula.

Virgem da Lapa

Cerca de 50 atingidos do município de Virgem da Lapa (MG) juntamente cm o sindicato dos trabalhadores rurais fizeram um ato na Secretaria de Agricultura e na Empresa de Assistencia Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER) para propor uma parceria com os órgãos para reforma de algumas hortas comunitárias.

Os atingidos foram atendidos e conseguiram efetivar parceria e proporam fornecer curso junto ao SENA nas comunidades rurais da região.  Foi agendado com os representantes uma reunião no dia 27 de março para dar andamento aos encaminhamentos.

As atividades fazem parte da luta do 14 de março, dia Internacional contra as Barragens, pela rios, pelos água e pela vida. Além de preparar para a o Fórum Alternativo Mundial das Águas FAMA, que haverá participação do semiárido mineiro no evento.