Nesta sexta-feira (23), o húngaro Thomas Antallfy voltará a Governador Valadares, na Região Leste de Minas Gerais, onde, há exatamente um ano, sofreu uma fratura no crânio, um hematoma e uma contusão cerebrais, além de três costelas, duas vértebras e um dos ombros quebrados.

“É o aniversário da minha ‘ressurreição’”, disse ele nesta quinta-feira (22) durante o café da manhã em um hotel no bairro São Pedro, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

No dia 23 de fevereiro de 2017, Thomas saltou de paraglider do Pico do Ibituruna, um dos locais mais procurados pelos amantes do esporte no mundo. Ele teria perdido o controle do voo por causa de uma rajada de vento. O húngaro ainda não se lembra do acidente, como se levantou, tirou selfie e pediu carona em uma estrada.

“Tenho alguns flashes de memória. Me lembro de duas coisas, de ter empurrado o paredão de rocha com as pernas e de algo batendo contra o meu capacete. Pode ter sido a vegetação, não sei”, contou ele.

 

Thomas e a mulher Anita Dangel, que na época da queda veio de Londres, onde o casal mora, para cuidar do marido em Minas Gerais, decidiram voltar para o Brasil para reencontrar pessoas que os ajudaram durante os mais de 30 dias de recuperação.

“Estamos aqui para celebrar a vida e rever os amigos que fizemos. Este último ano foi de transformação para mim. Passei a encarar a vida com mais leveza, dar calor às pequenas coisas”, disse Anita.

O casal passou duas semanas em Belo Horizonte. Os dois aproveitaram o carnaval, visitaram o Inhotim, em Brumadinho, na Região Metropolitana, e passearam pelo Complexo Arquitetônico da Pampulha.

“Mas eu estou ansioso para ir ao local da queda. Tentar entender o que aconteceu. Eu quase morri, mas não sei bem como. É espantoso”, disse Thomas.

O húngaro caiu em uma mata próxima a Engenheiro Caldas, cidade a 15 quilômetros de Governador Valadares. Apesar dos ferimentos, ele não teve nenhuma sequela.

“É impressionante como tudo aconteceu. Parecia que tudo aqui estava acontecendo com outras pessoas. Depois de cair e ficar desacordado, ele voltou sozinho para Valadares. Não tem explicação. Mas agora é tempo de agradecer e de reencontrar quem esteve conosco”, disse Anita.

Nesta quarta-feira (21), o casal reencontrou a equipe médica do Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, local para onde ele foi levado, cinco dias após o acidente. Antes, ele havia sido atendido no Hospital Municipal de Governador Valadares.

“Foi um renascimento para mim e para a minha família. É estranho não me lembrar (do acidente). Não há trauma psicológico, pesadelos. Há apenas uma sensação de vida. De que estou vivo”, disse Thomas.