Nesse sentido, a assessora Lízian Martins esteve participando e construindo nos dias 6 e 7 de dezembro as reuniões ordinárias dos Fóruns Regionais Permanentes de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres dos municípios do Baixo e do Médio Jequitinhonha. Em ambos os momentos, contamos com a parceria do Observatório dos Direitos da Mulher da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

O objetivo do Fórum é ser um espaço de articulação entre poder público e sociedade civil dos municípios da região para fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres, visando avançar na qualificação dos serviços prestados às vítimas e na construção de iniciativas regionais para dar visibilidade para a problemática.

No dia 6 de dezembro, ocorreu a 2ª reunião ordinária do Fórum Regional Permanente de Enfrentamento dos municípios do Baixo Jequitinhonha, em Almenara, com a presença de 8 municípios: Bandeira, Santa Maria do Salto, Joaíma, Jordânia, Jacinto, Jequitinhonha, Felisburgo e Almenara.

E no dia 7 de dezembro ocorreu em Araçuaí a reunião do Fórum dos municípios do Médio Jequitinhonha, na qual estiveram presentes representantes dos municípios de Berilo, Comercinho, Itaobim, Padre Paraíso, Jenipapo de Minas, Itinga, Araçuaí, Ponto dos Volantes e Coronel Murta.

“Nos encontros, tiveram vários encaminhamentos, cabendo destacar que um dos principais é a construção de uma Capacitação Regional, voltada para os profissionais e lideranças da sociedade civil que fazem parte da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, a ser realizada no próximo ano”, relatou Lízian.