Numa ação pioneira do governo de Minas para enfrentar a pobreza do campo e, ao mesmo tempo incrementar a economia local e a inclusão social, mais de 50 mil trabalhadores rurais com renda mensal  abaixo de um salário mínimo estão recebendo sementes de milho, feijão e sorgo que, após a colheita, serão compradas para as merendas das escolas estaduais para aumentar a renda familiar.  Depois de distribuir nos territórios Norte, Vale do Rio Doce, Mucuri e Alto Jequitinhonha, agora é a vez da população de Almenara, cidade polo do território Médio e Baixo Jequitinhonha, receber as sementes, no próximo dia 8, sexta-feira, no Campus Almenara, na avenida  ‘Avelino Nascimento, número 13, Centro.

O território tem 24 municípios e o total de famílias beneficiadas é 3.604. Serão distribuídas 34,21 toneladas de sementes. Com uma população rural de 7.025 pessoas, 1088  são beneficiários do programa Bolsa Família.  O município é um dos contemplados pelas ações do Projeto Sementes Presentes, que por sua vez integra a Estratégia de Enfrentamento da Pobreza do Campo. Ao analisar as estratégias previstas para a região com base na estratégia de enfrentamento a pobreza no campo, o diretor da regional da Sedese de Almenara, Fernando Souza de Almeida, afirma que as ações são importantes para o fortalecimento das famílias menos favorecidas, por meio da geração de emprego e renda aos beneficiários do Projeto.                                  

 

Governo investe 2 milhões no projeto Sementes Presentes

A entrega das sementes nos cinco territórios prioritários da Estratégia começou no início do mês de novembro e já alcançou dezenas de municípios, com investimentos de mais R$ 2 milhões. Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), a distribuição de sementes está sob a responsabilidade das gerências regionais da Emater e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene). As entregas são feitas pela Emater e organizadas pelas regionais da Sedese e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e  devem totalizar, até dezembro, 159 municípios, mais de 50 mil famílias beneficiadas com a distribuição de mais de 200 t. de sementes de milho, feijão e sorgo.

 

Enfrentamento da Pobreza - Projeto Sementes Presentes

O Projeto Sementes Presentes tem por objetivos fomentar a agricultura familiar por meio de assistência técnica e recebimento de insumos; articular esta produção com as compras de merenda escolar, e possibilitar o incremento da economia local; adequar o cardápio aos produtos regionais para alcançar 30% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) empregados na aquisição de produtos da agricultura familiar. Além de promover a segurança alimentar para famílias de agricultores em situação de vulnerabilidade social.

O Projeto “Sementes Presentes – Alimento e Trabalho no Campo”, integra o eixo de inclusão produtiva da Estratégia de Enfrentamento da Pobreza no Campo, e tem como público agricultores (as) familiares inscritos (as) no Cadúnico com renda de até meio salário mínimo, com prioridade para as comunidades tradicionais e os assentamentos.  

Ao todo, o projeto contempla 750 escolas estaduais, envolve 1.500 gestores públicos e vai beneficiar 50 mil famílias de pequenos produtores rurais de 159 municípios nos territórios de Desenvolvimento do Alto Jequitinhonha, Médio e Baixo Jequitinhonha, Norte, Mucuri e Vale do Rio Doce. Essas regiões apresentam altos índices de pobreza e vulnerabilidade social, segundo pesquisa do IPEA/2015. A Estratégia é composta por 30 ações diferentes, em várias linhas de atuação de 20 secretarias estaduais e já investiu até o momento, R$ 200 milhões.