Uma forte chuva que atingiu Governador Valadares, na noite dessa terça-feira (5), deixou várias ruas alagadas e causou transtornos aos moradores. Um viaduto da Avenida Minas Gerais foi coberto pela água e o trânsito está interditado na manhã desta quarta-feira (6). O local recebeu obras para evitar inundações há pouco mais de ano, mas segundo a prefeitura o grande volume de chuva em curto período de tempo fez com que duas das três bombas parassem de funcionar.

Por causa da chuva, parte do teto de gesso da recepção da pediatria do Hospital Municipal de Valadares cedeu. A Prefeitura informou que o serviço de limpeza foi feito pelos funcionários e a área foi isolada. Não houve vítimas e o atendimento não foi prejudicado. No Bairro Ilha dos Araújos, uma árvore caiu na Avenida Rio Doce.

Segundo o Corpo de Bombeiros, não foi registrada nenhuma ocorrência grave. Os chamados foram em razão dos alagamentos e os moradores foram orientados por telefone.

“Recebemos várias ligações e foi passado a população que a cidade não estava com risco de inundação. Devido alguns problemas de alagamento, sempre orientamos as pessoas para que fiquem atentas com as previsões meteorologias, e caso nas residências tiverem histórico de alagamento, sempre retirar equipamentos eletrônicos da tomada e buscar levantar os móveis para evitar perda material. Em casos de árvores, muros ou barrancos caírem ou desmoronarem, entre em contato com os bombeiros mesmo antes da chuva se algum risco for notado”, orientou o Aspirante dos Bombeiros Pedro Henrique dos Santos.

Nível do Rio Doce
A prefeitura informou, na manhã desta quarta, que o nível do Rio Doce está sendo monitorado constantemente pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e em caso de inundação será emitido um alerta aos moradores. Até a manhã desta quarta, o nível do rio era de 1,64 m acima da média.

Ainda segundo o órgão, o nível do rio pode subir devido as chuvas que caem em parte da encosta da Bacia.