O programa Ótica Cidadã, lançado em julho deste ano, com o objetivo de ajudar em seu primeiro ano mais de 13 mil brasileiros a enxergar melhor, está ampliando sua rede de atendimento, que oferece óculos a preços populares para beneficiários do Bolsa Família. Em comemoração ao Dia Mundial da Visão, celebrado em outubro, o Instituto Ver e Viver (do grupo Essilor) responsável pela iniciativa, fechou parceria com a rede Mercadão dos Óculos, que possui mais de 130 lojas. Com isso, o programa chegará gradativamente a mais de 300 lojas em todo o país oferecendo óculos a R$ 60 reais para a população carente.

"Dados estatísiticos mostram que 80% dos problemas com a visão podem ser facilmente resolvidos com um par de óculos, o que motiva a expansão do Programa Ótica Cidadã", afirma Sandra Abreu, diretora do Instituto Ver e Viver.

Além do Mercadão, outras três grandes redes fazem parte do Ótica Cidadã: Chilli Beans, Óticas Diniz e Óticas Carol. O programa, é fruto de uma rede de cooperação privada entre os principais agentes do segmento ótico - Grupo Essilor com seus laboratórios óticos e as redes óticas - para atuarem frente a uma importante questão sócioeconômica do país: no Brasil, estima-se que 30 milhões de indivíduos possuem problemas de visão e não têm acesso aos óculos de grau.

Os óculos oferecidos são voltados para a correção de miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Toda a população beneficiária do Bolsa Família, além dos pais, filhos e cônjuges do titular, têm direito a comprar os óculos completos (incluindo a armação e o par de lentes) ao valor de R$ 60. Para adquiri-los, é necessário apresentar a prescrição feita por um médico oftalmologista, juntamente com o cartão de cadastro do Governo Federal.

Dia Mundial da Visão

O Dia Mundial da Visão é marcado pelo incentivo para que as pessoas procurem um oftalmologista e verifiquem se precisam de algum tipo de correção visual. Não enxergar bem atrapalha o dia a dia e o desempenho na escola, na faculdade ou no trabalho; pode gerar problemas, como dores de cabeça; além de poder provocar acidentes, inclusive de trânsito. Para estimular a iniciativa, o Grupo Essilor criou um site (http://putvisionfirst.com/br) onde é possível fazer um teste que mostra a possibilidade de existência de problemas visuais, que devem ser confirmados através de consulta com um médico oftalmologista.

Como adquirir seus óculos

Primeiramente, o participante do Bolsa Família deve acessar o site www.oticacidada.org.br, identificar as óticas que fazem parte do programa e levar a receita médica com validade de até seis meses – o oftalmologista é o único profissional que pode realizar o exame de vista - bem como o cartão do Bolsa Família à unidade escolhida.

Além disso, na seção "Fale conosco" do site, a população também poderá indicar outros programas sociais para que sejam avaliados a participar do Ótica Cidadã futuramente.

Inclusão de novas óticas

Óticas que não sejam das redes Óticas Carol, Óticas Diniz, Chilli Beans e Mercadão dos Óculos poderão também se inscrever no site. À medida que o programa for ampliado, será comunicada a integração de novas redes.