A prefeitura de Almenara mais uma vez mostra seu comprometimento com a população da nossa cidade e região, com a criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde que visa atender sete cidades consorciadas, entre elas: Almenara; Jequitinhonha; Mata Verde; Ponto dos Volantes; Joaíma; Palmópolis e Divisópolis.

Os Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) consistem em uma iniciativa autônoma de municípios (geralmente) circunvizinhos que se associam para gerir e prover conjuntamente serviços referentes à promoção, proteção e recuperação da saúde de suas populações, promovendo um maior ordenamento na utilização dos recursos disponíveis, consórcio é um importante instrumento para o planejamento local e regional em saúde, e pode funcionar como uma instância de planejamento conjunto, onde os diversos municípios utilizarão coletivamente serviços que só existem em um ou alguns dos entes federados.

Com isso a cidade de Almenara através do Consórcio irá oferecer diversos serviços especializados para a região. Serão oferecidas portanto, as seguintes especialidades: Pediatria; Oftalmologia; Ortopedia; Psiquiatria; Angiologia; Pneumologia; Neurologia; Ultrassonografia; Dermatologia; Otorrinolaringologia; Gastrenterologia; Neurologia; Ginecologia; Cirurgião Geral; Endocrinologista e Urologia.

A principal vantagem dos Consórcios é que funcionam de maneira articulada e organizada, proporcionando serviços a população da região que somente se encontrariam em grandes centros, dessa forma aumenta significativamente o atendimento à saúde da população, aproveitamento ao máximo os recursos disponíveis. Além disso, é claro, agilizará o atendimento e diminuirá as longas filas de espera.