A POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE MINAS GERAIS/PCMG, por meio do Departamento Estadual de Operações Especiais/DEOESP e da Delegacia de Polícia de Medina, após longos meses de investigação, deflagrou, no início deste mês, a Operação "NORTE SEGURO", com vistas à prisão dos membros da organização criminosa que praticou vários furtos em agências bancárias e postais mediante arrombamento, por meio de explosivos, dos cofres e caixas eletrônicos no norte e nordeste de Minas Gerais.

Parte da organização criminosa (oriunda do sudoeste baiano) já havia sido identificada e vinha sendo monitorada pela PCMG. Ela já vinha sendo apontada como autora da maior parte dos ataques às cidades da região norte e nordeste de Minas Gerais, em especial no Vale do Jequitinhonha, sendo que as ações ocorriam na madrugada, com até 20 homens, armas de grosso calibre (fuzis, espingardas calibre .12, submetralhadoras e pistolas semi-automáticas), em cidades pequenas, em que há ínfimo efetivo policial. Os criminosos efetuavam inúmeros disparos para amedrontar a população e demonstrar seu potencial lesivo, inclusive contra as frações das Polícias locais, bem como civis e qualquer veículo que se aproximasse durante a ação, a fim de frustrar qualquer tentativa de repressão imediata.

As investigações demostraram que as ações da organização criminosa iniciaram em dezembro de 2015, quando fizeram o arrombamento do cofre central da agência do Banco do Brasil em Comercinho, tendo sido apurado que ela é autora de pelo menos 16 ataques ocorridos em 14 cidades da região.Foram presos na cidade de Cândido Sales/BA os nacionais LEANDRO SILVA PENA, vulgo "PILÉ", 29 anos, CLEYTON OLIVEIRA DOS ANJOS, vulgo "CLEITINHO", 28 anos, e ROBSON FRANÇA SANTOS, vulgo "XIBIU", 28 anos; em Vitória da Conquista/BA, foi presa a nacional CARLA FRANÇA DE OLIVEIRA, 36 anos, todos por força de mandado de prisão preventiva, cujas prisões foram decretadas pelo Juízo Criminal da Comarca de Medina no bojo das investigações.

O homem apontado como líder da organização criminosa, WECSLEY YUKAYBAIYSHYS AGUIAR DE OLIVEIRA, vulgo "DEDEI", 38 anos, também estava com mandado de prisão expedido pela Justiça mineira, após representação aviada pela PCMG, e encontrava-se foragido desde que fora alvejado em confronto com a Polícia da Bahia na fuga após a explosão de agência bancária na cidade de Boa Nova/BA, o que se deu em abril deste ano (um mês após a ação da organização criminosa em Medina). Em 1° de agosto deste ano, DEDEI tornou a confrontar com a Polícia da Bahia, ao ser surpreendido quando estava homiziado em uma casa em Juazeiro, no extremo norte da Bahia, divisa com Pernambuco, após a explosão de outra agência bancária (Sobradinho/BA), e se preparava para outra ação, que era planejada para a cidade de Sento Sé/BA, tendo sido, nesta ocasião, alvejado e morto. Foram apreendidos, ainda, pela Polícia da Bahia, os armamentos, municões, coletes, explosivos, miguelitos, e veículos utilizados pela organização criminosa.

Além do líder DEDEI, outros quatro membros da organização criminosa também foram mortos, todos em confronto com a Polícia nas ações de explosão de caixas eletrônicos das agências bancárias.

Há, ainda, quatro alvos que se encontram foragidos, e as diligências prosseguem com vistas à identificação e prisão dos demais membros dessa organização criminosa que levava intenso terror às cidades do norte e nordeste mineiro há mais de um ano.