O prefeito de Almenara, Ademir Gobira, o secretário municipal de Saúde, Leandro Brito de Andrade e a Drª. Flora Sol da Costa, diretora da Clínica Cuidar em Almenara, receberam no gabinete municipal a visita do prefeito de Salto da Divisa, Oximane Bonfim, que veio acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Diego Moreira da Silva, e o médico, Dr. Antônio Leite, coordenador do programa Internato Rural da Faculdade de Medicina da UFMG.

Durante visita, o perfeito Oximane Bomfim apesentou ao prefeito Ademir Gobira o programa Internato Rural que foi implantado em Salto da Divisa trazendo resultados satisfatórios, além de proporcionar economia aos cofres púbicos. O Internato Rural nasceu em 1978, a partir do processo de mudança pelo qual passou a educação médica no País e, em especial, na Faculdade de Medicina da UFMG, com o objetivo de formar um médico “generalista, policlínico, capaz de prestar a assistência primária de saúde e exercer a medicina comunitária.”

Estágio de caráter obrigatório, o Internato Rural propicia aos estudantes a vivência, de forma autônoma, da realidade sanitária nos municípios. A UFMG foi a primeira a instalar um programa desse tipo no Brasil. A experiência começou com o estágio voluntário de um grupo de alunos na região do Vale do Jequitinhonha.

Visando melhorar o atendimento e reduzir custos nos PSFs, a prefeitura de Almenara, através do prefeito Ademir Gobira, integrou o programa na grade de atendimento do município. Assim, a partir do ano de 2018, a cidade contará com quatro médicos que darão suporte nas comunidades rurais e nos postos de atendimento da cidade. O Município disponibilizará uma casa para a hospedagem dos médicos e também dará uma ajuda de custo para as despesas pessoais.