A prefeitura de Mata Verde, administrado pelo prefeito Roberto, comprovou nesta semana, no dia 05/09, seu comprometimento com a arte e a cultura regional.

Através do projeto Rodas de Conversa, os alunos da Escola Municipal Roberto Martins Magno trabalharam sobre a arte e cultura do Vale, onde durante 40 dias as crianças ouviram as canções das Lavadeiras, produziram textos, desenhos, esculturas e coreografias . Após a realização dessas tarefas a escola, juntamente com a  prefeitura municipal, convidaram o Coral das Lavadeiras para uma apresentação para os alunos, como também  para toda a comunidade mataverdense.

O Coral das Lavadeiras é um exemplo bem sucedido de inclusão social através da arte, contribuindo para a preservação da nossa cultura e musicalidade com canções como modinhas, toadas e outros ritmos tradicionais da região do Vale do Jequitinhonha.

Este trabalho só foi possível graças aos professores, à diretora Poliana Sousa e sua equipe, à Secretaria Municipal de Educação, ao prefeito Roberto Batista , Tânia e principalmente Hamilton Magno, filho do saudoso Prefeito Roberto Magno que propiciou, quando chefiou o Executivo de Almenara, com incentivo da esposa Cecília, condições para criação do Coral das Lavadeiras de Almenara.